1 de fevereiro de 2025

Principal acesso ao bairro Terras de Santa Maria em Tietê está interditado há dois meses


Assim como a ponte interditada que liga o principal acesso, o Posto de Saúde do bairro está abandonado desde 2024 e a escola está em condições precárias, segundo moradores. Ponte de bairro é interditada e moradores sofrem com falta de manutenção em Tietê
A ponte que liga o principal acesso ao bairro Terras de Santa Maria, em Tietê (SP), está interditada desde dezembro de 2024, após uma forte chuva que atingiu a região. Os ônibus que faziam o trajeto pelo local tiveram que mudar de rota e o percurso agora dura mais de uma hora.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O morador Caio Aparecido afetado com a falta de mobilidade do bairro reclama da situação e cobra melhoras. “As pessoas aqui trabalham, os horários dos ônibus não batem, a gente chega na cidade atrasado e é essa ponte que a gente precisa, para acessar a cidade mais rápido, para um caso de emergência”, contou.
Segundo o prefeito Junior Regonha (PL), para diminuir o tempo de trajeto, a prefeitura está fazendo um acesso provisório em conjunto com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e concessionária que administra o trecho da rodovia.
“Para eles acessarem o centro da cidade, eles precisam ir pela rodovia e a próxima rotatória é muito distante da entrada do bairro. O acesso provisório vai reduzir a distância e garantir a segurança desses moradores na saída do bairro”, contou.
A ponte que liga o principal acesso ao bairro Terra de Santa Maria, em Tietê (SP), está interditada há dois meses
Reprodução/TV TEM
Outros problemas
Entretanto, os moradores também reclamam de outros serviços públicos, como a escola municipal, que está em condições precárias, e o Posto de Saúde do bairro, que está abandonado desde setembro de 2024.
Katia Gonçalves, mãe de um dos alunos que frequenta a escola, conta que as salas alagam em épocas de chuva. “Os corredores alagam, as salas ficam alagadas, as paredes estão emboloradas”
Segundo a mãe, a instituição precisa de melhorias há três anos. “A gente pede melhorias, a escola dá o melhor, corre atrás, mas os funcionários da prefeitura vem, dá aquela ‘tapiada’, uma pintada e ‘enganam’ a gente”.
Escola municipal de Tietê está com problemas de infiltração e preocupa pais dos alunos
Reprodução/TV TEM
“Já teve dias que as crianças tiveram que ficar em casa porque o teto estava com perigo de cair, então, a escola se preocupou em nos avisar e deixar os alunos em casa”, reforçou Katia.
Já no caso da saúde, os moradores relatam que para buscar atendimento, precisam ir à Unidade Básica e Saúde (UBS) que fica uma hora e meia de distância, enquanto a UBS do bairro está fechada há meses.
“Têm pessoas idosas, mães com criança, então, posto de saúde em um bairro é muito importante”, afirmou o morador Marco Antônio Rancha.
Posto de saúde do bairro Terras de Santa Maria está fechado, aguardando reforma
Reprodução/TV TEM
Ainda conforme o prefeito Junior Regonha, a UBSs da Santa Maria está fechada por motivos de reforma, entretanto, a empresa que iria prestar o serviço de manutenção desistiu no meio do processo.
“Essa empresa já foi multada e já determinamos, nesses 20 dias, a realização de uma nova licitação para que seja realizada a reforma e o povo possa receber o posto de saúde em condições”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias