1 de fevereiro de 2025

Desenhista de São Carlos emociona família ao revelar gravidez com história em quadrinhos; VÍDEO


Quadrinista Filipe Lucidi teve ideia inovadora para fazer a revelação aos familiares e amigos sobre a vinda do primeiro bebê. Casal revelou gravidez à família em formato de História em Quadrinhos (HQ)
Arquivo pessoal
Revelar a gravidez à família sempre foi um momento de muita emoção e lágrimas, seja com jantares, ensaios fotográficos ou mensagens personalizadas.
Mas um desenhista de São Carlos (SP) resolveu inovar e comunicou a família sobre a vinda do primeiro filho com muita criatividade por meio de uma história em quadrinhos (HQ).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Desenhista de São Carlos emociona família ao revelar gravidez em história em quadrinhos
No Dia Nacional do Quadrinho, o g1 conta a história original de Filipe Lucidi, de 33 anos, e da analista administrativo, Dayane Vilas Boas de Oliveira Lucidi, de 34, pais de primeira viagem.
“ A ideia era falar que eu tinha um novo projeto de HQ e queria que a pessoa desse uma olhada para dar uma opinião, mas no meio da história a gravidez era revelada. Foi uma maneira original e única de revelarmos, e a cópia da HQ ainda ficou como presente e recordação do momento”, contou o desenhista, proprietário do Estúdio Lucidi de São Carlos.
O casal ainda não sabe o sexo do bebê que será revelado em fevereiro. A gestação foi informada no final de 2024, na 12º semana.
Sexo do bebê ainda não foi revelado. Forma inusitada de revelar gravidez emocionou familiares e amigos.
Divulgação
Energia mágica
O futuro pai comentou que a HQ sempre fez parte de sua vida e não poderia imaginar outra maneira de eternizar este momento único.
Para camuflar a história e não entregar de bandeja o assunto já no início da leitura, ele disfarçou o título com “Energia Mágica”, com o casal desenhado na capa.
“Nossas mães serão avós pela primeira vez. Ninguém da família desconfiava da gravidez, então foi uma grande surpresa para todos, e motivo de grande alegria e emoção. Quando chegavam nas páginas que revelava a gravidez, a maioria ficava em choque, olhava rápido pra nossa cara e perguntava se era verdade, ainda havia uma desconfiança de ser uma ficção”, disse.
Filipe Lucidi é roteirista e foi entregando aos poucos a gravidez da esposa nos quadrinhos
Divulgação
O casal contou que visitou os familiares separadamente para ninguém desconfiar e distribuiu as revistinhas. No início todos começaram a ler a história sem nenhuma expectativa, mas muitas lágrimas rolaram com a surpresa revelada.
“Minha mãe caiu em lágrimas e precisou de um tempo pra se recompor, meus avós choraram de felicidade e rapidamente se levantaram pra nos abraçar, minha sogra ficou em choque, a ficha demorou pra cair, leu a revistinha até o final e só mais tarde conseguiu entender a situação”, disse.
LEIA TAMBÉM:
LITERATURA: Professora une o mundo virtual aos livros em projetos de incentivo à leitura em São Carlos
ARARAQUARA: Mulheres encontram amizade e apoio em grupo de leitura de autoras femininas
COMÉRCIO: Dono de loja de armarinho usa WhatsApp e entregas para vender mais em Araraquara; livreiro fatura em sebo ao unir música e literatura
Roteirista da gravidez
“Energia Mágica” conta a gravidez do casal. Desenhista de São Carlos é apaixonado por histórias em quadrinhos
Divulgação
O desenhista também é roteirista e tem várias HQs publicadas de forma independente. Para ele, a criatividade é um combustível diário e em pouco tempo já estava com o roteiro da gravidez desenhado, pronto para editar e imprimir. Mas antes, Dayane fez a aprovação, com muita emoção, claro.
O desenhista pensou em uma história que não revelasse nada de início, algo que prendesse a atenção do leitor, que intrigasse e aumentasse o desejo pela leitura.
“Minha mulher não participou do processo, pois queria que fosse uma surpresa para ela também. Quando o roteiro escrito estava pronto, mostrei para ela. Depois comecei os desenhos, e só mostrei pra ela novamente depois de pronto, para testar qual seria o impacto visual. Mais uma vez ela adorou e se emocionou, então eu sabia que a HQ tinha ficado exatamente como eu havia planejado”, comentou.
O autor explicou que a HQ foi feita digitalmente e é recheada de questionamentos filosóficos, com citações sobre a criação do universo e forças místicas.
A impressão foi feita no formato de revista e tem cinco páginas de quadrinhos e três com textos e imagens de ultrassons do bebê. No total, 60 revistinhas foram impressas e distribuídas aos familiares e amigos.
“A maioria dos presenteados com a HQ disseram pra gente que foi a maneira mais criativa que já viram de se revelar uma gravidez. A ideia de entregar fisicamente essa revelação é para que todos possam guardar de recordação para sempre. É um momento muito importante em nossas vidas e guardamos algumas cópias para que nosso filho também possa ler no futuro.Esse é mais um exemplo de como as histórias em quadrinhos são importantes na minha vida”, contou.
A informação sobre a gravidez foi sendo revelada aos poucos no quadrinho “A Energia Mágica”
Divulgação
Cidade desenhada
O desenhista de quadrinhos tem uma longa trajetória com ilustrações, inclusive retratando lendas e personagens de São Carlos e região com toques de humor e fatos curiosos. Ele cresceu no do bairro do Monjolinho ( hoje Vila Celina) e se inspirou em amigos e moradores, e também em “causos” que eram passados de geração em geração.
“Como desde pequeno retratei muitas histórias que me contaram ou aconteceram comigo, acabei me especializando em adaptar em quadrinhos histórias reais ou biográficas, imprimindo um pouco da minha visão na narrativa visual. Quando tenho liberdade, costumo misturar um fato real com algo mais exagerado, para dar mais graça na história”, disse.
“Histórias Curiosas de São Carlos” conta “causos” e traz personagens icônicos da cidade
Divulgação
Infância criativa
Aos 13 anos, ele começou a rabiscar o que viria a ser a sua primeira publicação independente “O Povo do Monjolinho”. Com muita ideia, vontade e xerox na mão, ele distribuía cópias de fanzines para as pessoas próximas, e o que era um hobby se tornou profissão. A HQ sobre o Monjolinho também apareceu em tiras de jornais da cidade.
“Eu ouvia muitas histórias das pessoas mais velhas do bairro, e isso incluía lendas e causos de criaturas fantásticas, o que era um combustível enorme para minha imaginação e, mais tarde, para minhas HQ’s. E uma coisa que eu adaptei nas minhas histórias é que eu muitas vezes me incluía como personagem nas histórias contadas pra mim”, contou.
Filipe Lucidi com os seus “rebentos” em forma de HQ. Desenhista publicou quadrinhos sobre São Carlos e região.
Arquivo pessoal
Além do Monjolinho, Vila Prado, Centro e Vila Monteiro são alguns dos bairros presentes nos desenhos em sequência e ilustrações que estão no livro “Histórias Curiosas de São Carlos – Casos e Causos da Cidade Antanho”, publicado em 2016 e prestes a ganhar o volume 2 neste ano. O trabalho foi realizado em parceria com a Fundação Pró-Memória. Os ilustradores Nathalia Spitaleti e Felipe Contartesi também são co-autores.
Em São Carlos, ele fundou o Estúdio Lucidi e junto a outros profissionais, ensina técnicas de desenho e quadrinhos. Para conhecer o trabalho do desenhista, acesse o perfil profissional do Instagram.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias