Instabilidades também têm potencial para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores, alertou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Vista da Zona Sul da cidade de SP
Gustavo Honório/g1
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta quinta-feira (30) deixou todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. O alerta teve início às 13h24.
“Imagens do radar meteorológico mostram chuva moderada com pontos fortes nas Zonas Norte e Sul, principalmente nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ò, Santo Amaro, Parelheiros e Cidade Ademar”, informou o órgão.
Às 14h, 38.195 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande SP, de acordo com boletim da concessionária Enel.
Segundo o CGE, o tempo deve seguir instável durante ao menos até o início da noite.
“O mesmo quadro de chuva moderada com pontos fortes é observado na Zona Leste em Guaianazes, Cidade Tiradentes e Itaim paulista. Essas instabilidades têm potencial para alagamentos, transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores”, destacou.
Como funciona o novo sistema de alerta da Defesa Civil
Na última sexta-feira (24), a capital registrou o terceiro maior volume de chuva da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — foram 125,4 mm acumulados.
Os transtornos causados foram diversos. A Zona Norte foi a região mais afetada da capital, com ruas alagadas, carros levados pela enxurrada e cachoeira em escadarias do Metrô. Veja vídeo abaixo:
Chuva deixa estação de metrô alagada e passageiros se agarram nas grades em SP
Pessoas são transportadas de bote em meio o alagamento na Av. Cruzeiro do Sul, após a forte chuva que atingiu o bairro de Santana, na zona norte de São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira (24)
GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO