24 de setembro de 2024

Campinas reduz postos de saúde para vacinação de gripe no Dia D da campanha

Secretaria de Saúde abriria 68 centros de saúde neste sábado, mas seis não funcionarão. Centro de Saúde Parque São Quirino, em Campinas (SP), onde técnica de enfermagem foi agredida por paciente nesta terça (6)
Jonatan Morel/EPTV
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) reduziu a quantidade de postos de saúde que vão participar da vacinação contra a gripe no Dia D da campanha neste sábado (13). A estratégia era abrir todos os 68 centros de saúde, mas a pasta informou neste sábado que seis não vão abrir.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A pasta alega que os servidores dos postos Paranapanema, Esmeraldina, Jardim Santa Odila, Village, Tancredão (Campos Elíseos) e Vila Orosimbo Maia não aderiram à iniciativa, e com isso, 62 centros de saúde da metrópole vão aplicar as doses.
Na sexta, a prefeitura já havia anunciado o cancelamento da aplicação de vacina de dengue, neste sábado, nos 10 centros de saúde que teriam esse serviço. Além disso, também reduziu o tempo de funcionamento dos postos que vão atender pacientes com sintomas de dengue.
Vacinação 💉
A secretaria pretende imunizar 90% de cada público alvo até o dia 31 de maio. As doses vão ser aplicadas das 8h às 17h nos 61 centros. Já no caso do CS Capivari, a ação vai acontecer das 8h às 13h.
Os detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão no site da Prefeitura. Neste momento, os imunizantes são direcionados para grupos prioritários. Confira a lista:
Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Povos indígenas
População em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
População do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Para receber a vacina contra a gripe não é necessário realizar agendamento. A orientação é que a população apresente um documento de identidade com foto. Além disso, também é recomendado que levem a caderneta de vacinação.
Nas duas primeiras semanas de campanha, a Saúde aplicou 57,1 mil doses e, com isso, o percentual geral dos quatro maiores grupos principais chegou a 13,76% até 8 de abril. Sendo 16,19% idosos, 8,72% em puérperas, 6,94% em crianças e 6,24% gestantes.
As crianças que receberam o imunizante pela primeira vez, precisam tomar duas doses, com o intervalo de 30 dias.
A vacina é segura e protege contra o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B, garante a secretaria.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias