24 de setembro de 2024

Com maior gargalo em auxiliares para alunos com deficiência, Piracicaba enfrenta déficit de professores na rede municipal

Em toda a rede, a Secretaria Municipal de Educação diz que há 46 docentes em falta, mas 27 aprovados em concurso já foram convocados e iniciam atividades em maio. Escolas municipais de Piracicaba apresentam déficit de professores
Jornal Nacional/ Reprodução
A rede municipal de educação de Piracicaba (SP) tem um déficit de 46 professores. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o principal fator relacionado ao cenário é um aumento na demanda por profissionais auxiliares de crianças com deficiência.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e receba notícias no WhatsApp
Segundo dados da secretaria, há um déficit de nove professores no ensino fundamental, e as reposições já estão em curso, aguardando a homologação do concurso público 02/2024.
Quanto à educação infantil, existe déficit de 37 professores, dos quais 27 já foram convocados conforme publicação no Diário Oficial de 3 de abril, com previsão de início de atividades em 2 de maio, por candidatos aprovados em concurso já realizado.
“É importante ressaltar que, considerando este contexto, não há um déficit significativo para atuação como professor regente de classe regular, mas sim para a função de auxiliar de crianças com deficiência – uma demanda que tem crescido consideravelmente nos últimos anos”, acrescentou.
A prefeitura também apontou que Piracicaba é uma das únicas cidades que, até o momento, não terceiriza o serviço quando se trata de alunos com deficiência, “garantindo que todos aqueles que necessitam de auxiliar de sala sejam atendidos por servidores da rede”.
Sala de aula vazia: em Piracicaba, houve aumento em demanda por auxiliares para crianças com deficiência
ASN
Processo seletivo e concurso em andamento
A administração também comunicou que há está com procedimentos em andamento para contratar mais servidores.
“A Secretaria Municipal de Educação informa que atualmente está em andamento um processo seletivo para contratação de professores temporários, além de um concurso público com prova marcada para 19 de maio, destinado aos professores efetivos do Ensino Fundamental”, acrescentou.
Ainda observou que a gestão atual começou em 2021, quando não havia concursos públicos vigentes e havia um déficit de mais de 800 servidores na rede.
“Desde então, a administração vem trabalhando para otimizar recursos e resolver as questões relacionadas à recomposição do quadro de recursos humanos”, finalizou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias