24 de setembro de 2024

Em bicicleta, pai e filho viajam mais de 300 quilômetros do interior de SP até a praia

Rafael Pereira tinha o objetivo de percorrer o trajeto na corrida, mas sentiu a necessidade de incluir a família de Araçatuba (SP) no projeto. Dos seis filhos, apenas Arthur, de 11 anos, topou o desafio do pai. Conheça história de família que viajou para o litoral de bicicleta
Graças à bicicleta, os laços entre pai e filho se fortaleceram. Foram mais de sete dias juntos para vivenciarem uma aventura: viajar de Araçatuba (SP) até o litoral paulista na “magrela”.
Entusiasta dos esportes, o contador Rafael Pereira tinha o objetivo de percorrer o trajeto correndo e caminhando, mas sentiu a necessidade de incluir a família no projeto. Então, tentou incentivar os seis filhos a participarem do desafio, mas apenas Arthur, de 11 anos, aceitou.
“A gente sempre viaja de carro ou de avião, mas é fácil você pegar uma passagem e ir. Então eu pensei em algo que me desafiasse”, conta Rafael. “Mas nisso pensei que eles [os filhos] ficariam para trás, então decidi incluí-los no projeto, foi aí que surgiu a ideia da bike.”
Pai e filho viajaram de bicicleta de Araçatuba (SP) até o litoral norte de SP
Arquivo pessoal
Antes de sair de casa, Rafael montou um roteiro. O objetivo era viajar em média cinco dias até São Paulo e, de lá, pegar um ônibus até o litoral norte. Porém, nem tudo saiu como o planejado.
“A gente tinha previsão de chuva a semana toda. Pegar chuva seria menos cansativo, porque não enfrentaríamos o calor. Mas isso aconteceu só no primeiro dia, depois pegamos sol a semana toda. Por isso, não chegamos em Lins a tempo e no primeiro dia tivemos que dormir na estrada.”
Arthur afirma que aproveitou cada momento da aventura ao lado do pai, mas só no início pensou em desistir. “No começo eu estava me arrependendo, mas vi que seria muito mais legal pela frente e decidi continuar.”
“Um dos perrengues foi quando a gente pedalou por 50 quilômetros e parou para almoçar. Comemos carne enlatada e miojo. Os dois tinham muito sal e a gente não bebeu tanta água. No caminho ficamos com muita sede, não tinha posto e a gente teve que pedalar com sede, desidratado. Quando paramos no posto foi uma alegria”, lembra Arthur.
Pai e filho saíram de Araçatuba (SP) com destino ao litoral norte de SP em bicicletas
Arquivo pessoal
Para preservar a saúde do menino, Rafael optou por fazer parte do trajeto de ônibus. Mesmo assim, pai e filho pedalaram quase 300 quilômetros de Araçatuba a Botucatu, além dos percursos que fizeram quando chegaram em Ilhabela.
“Foi uma experiência muito boa, melhorou muito nosso contato, além do desenvolvimento dele. Nessa semana a gente aproveitou muito”, conta Rafael.
Para Arthur, o pai se tornou uma inspiração nesta aventura, que criou muitas memórias.
“Pensei assim: se meu pai consegue, vou tentar também. Se eu conseguir, vai ser um momento histórico e quando eu crescer vou poder contar para meus filhos que andei tudo isso de bicicleta”, diz.
Pai e filho viajaram de bicicleta de Araçatuba (SP) até o litoral norte de SP
Reprodução/TV TEM
“Quando vou dormir, fico imaginando como que eu, um menino sedentário, consegui andar quase 400 quilômetros. Eu acho isso incrível”, celebra.
Rafael já está programando a próxima viagem de bicicleta para Lagoa Santa (GO). Porém, no próximo projeto a ideia é convencer os outros filhos e a esposa também.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias