1 de fevereiro de 2025

Da periferia para a Europa: bailarino de dança contemporânea é selecionado para competição mundial na Itália


Jovem é de Sorocaba (SP) e, além de artista, é atleta, videomaker e empreendedor. Ele começou a dançar quando era criança e ensaiava coreografias com a irmã para apresentar para os pais. Bailarino de Sorocaba (SP) que vai participar de competição na Europa criou campanha para conseguir custear viagem para a Itália
Reprodução/Instagram
Da periferia da zona norte de Sorocaba, interior de São Paulo, um bailarino de dança urbana e contemporânea está a alguns passos do continente europeu, mais especificamente da Itália, após conquistar uma vaga para disputar a competição internacional Livorno in Danza.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Além de dançarino, Miguel Augusto também é atleta, videomaker e empreendedor. Em entrevista ao g1, ele conta que seu primeiro contato com a dança foi durante uma brincadeira de criança, quando começou a ensaiar coreografias com a sua irmã e apresentá-las aos pais.
“Começou dentro de casa, de um jeito muito espontâneo. Meus pais sempre trabalharam muito, meu pai é caminhoneiro e passava dias, às vezes semanas, longe de casa. Minha mãe tinha uma rotina intensa, trabalhando em dois turnos. Então, durante o dia, eu passava muito tempo com a minha irmã. Toda vez que minha mãe voltava para casa depois de um dia cansativo, preparávamos pequenos shows para ela”, conta Miguel.
Dançarino contemporâneo de Sorocaba (SP) ganhou oportunidade de competir no exterior
Reprodução/Instagram
A brincadeira de criança despertou em Miguel a paixão pela dança, que virou, segundo ele, “sua paixão, profissão e forma de enxergar o mundo”. Foi então que ele se aperfeiçoou em diferentes linguagens da modalidade, como urbana, contemporânea, jazz, sapateado e balé clássico – no qual se tornou professor, com o objetivo de levar a dança para diversos lugares.
Entre suas conquistas, o bailarino já ficou em segundo lugar no concurso Royal Ballet, com notas altas no exame, o que lhe proporcionou uma base técnica mais sólida na profissão. Em uma outra competição que participou, Miguel se destacou entre os demais dançarinos e ganhou a oportunidade de representar o Brasil na Europa, em fevereiro deste ano, no Livorno in Danza, que fica em Livorno, na Itália (veja uma das coreografias de Miguel abaixo).
“A dança me levou para muitos lugares e me abriu portas que eu nunca imaginei. No Brasil existem diversos campeonatos de alto nível em que os bailarinos competem por prêmios, oportunidades e reconhecimento. Dependendo da sua classificação e do seu destaque, é possível conquistar premiações especiais que garantem vagas para competições ainda maiores, até mesmo internacionais. Foi exatamente assim que essa oportunidade surgiu”, explica.
Dançarino de Sorocaba é selecionado para participar de competição mundial na Itália
🕺 Competição na Itália
O concurso internacional para o qual Miguel foi selecionado abrange a dança clássica, moderno-contemporânea e composições coreográficas em geral.
Competições do Livorno in Danza são realizadas na Itália
Reprodução/Livorno in Danza
A competição também realiza encontros, workshops e audições, se tornando referência no ramo da dança. Mais de 800 dançarinos participam do projeto por ano e, entre os prêmios das competições, existem bolsas de estudo, oportunidades de trabalho e até valores em dinheiro.
“É difícil colocar em palavras o que isso significa para mim. Eu venho da zona norte de Sorocaba, uma região periférica, e estar prestes a representar o Brasil em uma competição internacional é algo muito além do que um simples campeonato. Sempre acreditei que a dança é para todos, mas sei que o acesso nem sempre é igual para todo mundo. Dança contemporânea, por exemplo, ainda é muito elitizada e entrar nesse espaço, vindo de onde eu vim, é uma conquista gigantesca.”
O rapaz ainda conta que está ansioso para competir, mas também que vai sentir um “frio na barriga”, pois os outros participantes serão bailarinos qualificados de várias partes do mundo. No entanto, Miguel se sente preparado para dançar no exterior, uma vez que passou por quase 11 anos de estudo, treino e dedicação durante sua carreira.
✈️ Custos da viagem
Miguel Augusto é de Sorocaba (SP) e se especializou em diversas linguagens da dança contemporânea e clássica
Reprodução/@_giuwm
Disciplina, persistência e resiliência são algumas das coisas que Miguel pôde aprender durante sua trajetória na dança. Segundo ele, cada movimento tem um propósito e a arte tem o poder de transformar vidas.
“Eu não me imagino fazendo outra coisa. A dança me completa de uma forma que nenhuma outra coisa conseguiria. Não é só o que eu faço, ela é quem eu sou. Ela moldou minha forma de ver o mundo, de me expressar, de sentir. Eu enxergo dança em tudo: nos gestos das pessoas, no ritmo da cidade, no silêncio e no caos”, descreve o artista.
Para poder competir no exterior, o jovem precisará desembolsar em torno de R$ 12 mil para as passagens, hospedagem e alimentação durante um mês. Como não possui este valor no momento e precisa arranjar uma forma de viabilizar esta jornada, Miguel criou uma campanha virtual para custear a sua ida à Itália. Os interessados em ajudar o bailarino com a viagem podem entrar em contato por meio de suas redes sociais.
“Mais do que representar a minha cidade, o estado de São Paulo ou o Brasil, eu quero mostrar que a dança não tem barreiras. Quero inspirar outras pessoas a acreditarem que seus sonhos também são possíveis.”
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias