1 de fevereiro de 2025

Lula reserva espaço na agenda e pode receber novos presidentes de Câmara e Senado nesta segunda

Planalto apoia deputado Hugo Motta e senador Davi Alcolumbre, favoritos para assumir postos. Vitórias ainda devem ser confirmadas neste sábado; líder na Câmara defende diálogo ‘imediato’. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode receber em reuniões, já nesta segunda (3), os novos presidentes da Câmara e do Senado que serão eleitos neste sábado (1º).
O governo apoia os dois candidatos tidos como favoritos: Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara e Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado.
O problema é que, nos dois casos, grande parte da oposição também indicou apoio a essas candidaturas – e deve cobrar o apoio às suas pautas em contrapartida, nos próximos dois anos.
A agenda de Lula ainda não foi divulgada, e a confirmação dessas reuniões depende, entre outros fatores, da confirmação das vitórias de Motta e Alcolumbre. Segundo interlocutores do presidente, no entanto, há “espaço reservado” na agenda para esses possíveis compromissos.
Eleições no Congresso: redistribuição de cadeiras pode mudar forças políticas
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), defendeu neste sábado que o diálogo comece “imediatamente”.
“Imediatamente. Eu acho que são dois presidentes, em sendo eleitos, que podem imediatamente dialogar com o governo. É necessário, logo na segunda-feira, receber os dois presidentes em separado e tocar a vida. O país precisa dessa harmonia entre Executivo e Legislativo”, declarou Guimarães em entrevista no Congresso.
Questionado se a relação entre Legislativo e governo tende a ser “mais fácil” que atual – ou seja, que a relação entre Lula e Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) –, Guimarães disse que é preciso esperar.
“No caso da Câmara, eu tenho as melhores impressões com relação ao Hugo Motta”, afirmou.

Mais Notícias