1 de fevereiro de 2025

Entenda como os Beatles estão concorrendo ao Grammy 2025


Música ‘Now and Then’ foi lançada com ajuda de inteligência artificial, mas foi considerada elegível para competir em duas categorias da premiação. ‘Now And Then’, nova música dos Beatles, foi lançada com ajuda de inteligência artificial; entenda
Reprodução/TV Globo
Os Beatles, separados há mais de meio século e com apenas dois membros vivos, estão entre os candidatos ao Grammy de “Gravação do Ano” e “Melhor Performance de Rock”, ao lado de artistas como Beyoncé, Billie Eilish e Kendrick Lamar.
“Now and Then”, a música nomeada para a premiação, foi anunciada como “a última música dos Beatles” com a participação de todos os integrantes e foi lançada em 2023, mais de 40 anos após a morte de John Lennon e 20 anos depois de George Harrison falecer, com ajuda de inteligência artificial.
A notícia provocou entusiasmo em alguns fãs, mas indignação em outros, pois alguns chegaram à conclusão de que havia deepfakes envolvidos.
O que é deepfake e como ele é usado para distorcer realidade
Mas esse não foi o caso: a demo de “Now and Then” foi escrita e gravada por Lennon décadas atrás, em uma fita cassete. A nova música apenas usou “stem separation”, um tipo de tecnologia de IA que permitiu a limpeza do excesso de ruído no som da demo.
John Lennon e Yoko Ono não muito antes da morte dele
Getty Images/BBC
A gravação original, feita em casa, tinha muita interferência de sons externos ou mal equalizados. A ferramenta então foi usada para isolar os vocais de John Lennon dessas partes indesejadas, tornando-a utilizável.
Em seguida, os criadores acrescentaram violão elétrico e acústico gravado em 1995 pelo falecido George Harrison, completando a música com a bateria de Ringo Starr e baixo, piano e slide guitar de Paul McCartney, além de outros vocais de apoio.
A Academia considerou o single elegível para competir no Grammy, que acontecerá no próximo domingo (2).
Mas, se a canção ganhar, somente dois dos Beatles poderão ser premiados — Paul McCartney e Ringo Starr —, já que um dos critérios do Grammy para “Gravação do Ano” é que, para novas gravações, os artistas apresentem “material gravado dentro de cinco anos antes da data de lançamento”.
Por estarem mortos há décadas, Lennon e Harrison não podem cumprir os requisitos para receberem a premiação, mesmo que postumamente.
‘Now And Then’, nova música dos Beatles, foi lançada com ajuda de inteligência artificial; entenda

Mais Notícias