2 de fevereiro de 2025

Lula parabeniza Motta após vitória na disputa da presidência da Câmara

Deputado assume o comando da Casa para um mandato de dois anos, substituindo Arthur Lira (PP-AL). Hugo Motta é eleito novo presidente da Câmara
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, neste sábado (1º), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) por sua eleição à presidência da Câmara dos Deputados. Em mensagem divulgada nas redes sociais, Lula destacou a importância da parceria entre os Poderes e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do país.
“Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, escreveu o presidente.
O parlamentar assume o comando da Casa para um mandato de dois anos, substituindo Arthur Lira (PP-AL).
Ele é o mais jovem a ocupar o posto na história da Casa, com 35 anos. Motta obteve 444 votos, a segunda maior votação para um presidente da Câmara. A primeira foi a de Lira (PP-AL), com 464 votos em 2023.
Com a vitória, Motta passa a ser o segundo na linha sucessória da Presidência da República, além de ter o poder de definir a pauta de votações da Câmara e influenciar diretamente o andamento das propostas do governo e da oposição.
Apoio da esquerda, do centro e da direita
Motta foi eleito com o apoio de quase todos os partidos com representantes na Casa, as exceções são PSOL e Novo, que lançaram candidatos próprios.
Com um arco de apoio de 18 partidos, que foi do PL ao PT, o deputado se comprometeu a distribuir cargos, assegurou a governistas que não será um adversário da gestão Lula e fez acenos a avanços de pautas defendidas pela oposição.
Além disso, prometeu dar maior previsibilidade à agenda de votações e defender prerrogativas de deputados e o fortalecimento da Câmara.
O paraibano foi escolhido pelo então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), como candidato a sua sucessão.

Mais Notícias