2 de fevereiro de 2025

Como maior arranha-céu residencial do mundo será erguido sobre maciço rochoso de Balneário Camboriú


Com mais de 500 metros de altura, edifício vai contar com 204 apartamentos, 18 mansões e elevadores ultrarrápidos. Tecnologia de fixação precisou ser desenvolvida para a construção. Conheça o Senna Tower, que promete ser maior prédio residencial do Brasil
Anunciado como o maior arranha-céu residencial do mundo, com mais de 500 metros de altura, o Senna Tower será erguido na orla de Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, sobre um maciço rochoso classificado como um dos mais rígidos existentes, segundo a FG Empreendimentos, responsável pela construção do edifício.
Para erguer os apartamentos, mansões e as áreas comuns que o projeto prevê, no entanto, estacas com mais de 40 metros de profundidade precisarão ser implementadas e presas à rocha, o que demandou desenvolvimento de tecnologia de fixação da estrutura (leia mais abaixo).
Com o nome do piloto e ícone do automobilismo brasileiro, o Senna Tower já impressiona pela ousadia de suas dimensões e ainda terá um sistema pioneiro na América Latina para mitigar os efeitos do vento e de outros fatores externos. O investimento na construção previsto é de R$ 3 bilhões.
Assinado pela sobrinha do piloto, Lalalli Senna, o conceito é deixar de ser um edifício para se tornar “uma obra-prima”.
O que o arranha-céu vai oferecer
Projeção mostra o Senna Tower (Centro) na orla de Balneário Camboriú
FG Empreendimentos/Divulgação
Além das áreas residenciais e privativas, o prédio terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna, além de “mansões suspensas” (entenda abaixo). Prazos de início das obras e entrega do empreendimento não foram divulgados.
Confira alguns números anunciados pela FG Empreendimentos, empresa bilionária do setor de construção e responsável pela obra:
A construção terá 228 unidades, sendo:
18 “mansões suspensas” que podem chegar a 563 m²
204 apartamentos de até 400 m²
4 coberturas duplex de 600 m²
2 mega coberturas triplex de 903 m²
8 elevadores de ultravelocidade
6 pavimentos de lazer privados
Senna Tower, em Balneário Camboriú (SC), terá 18 mansões suspensas, segundo a construtora
FG Empreendimentos/ Divulgação
Segurança na construção
Chamada pela empresa e suas parceiras como inovadora e inédita, a tecnologia consiste em utilizar estacas Auger Caster, que entregam segurança superior. Engenheira responsável técnica pelo projeto, Stéphane Domeneghini diz que as estruturas apresentam “importantes vantagens em relação a outras soluções tradicionais”.
“Oferecem um nível de segurança superior por serem mais monitoradas durante a execução como também ao longo da construção do prédio e em fase de operação. Dadas as dimensões do prédio, o número de estacas é muito maior do que o utilizado em obras convencionais e, por isso, a avaliação prática é fundamental para examinar minuciosamente sua performance”, afirmou.
Projeto de fixação de estacas para maior arranha-céu residencial do mundo
FG Empreendimentos
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias