2 de fevereiro de 2025

Pela primeira vez em 59 anos, comando do Corpo de Bombeiros de Uberlândia é de uma mulher


Troca de comando foi oficializada na terça-feira (28), quando a tenente-coronel Ana Paula Borges assumiu o 5º Batalhão de Bombeiros Militar. Ela está na corporação há quase 24 anos e, além do pelotão sede, comandará outras quatro unidades do município. Ten-coronel Ana Paula Borges é a nova comandante dos Bombeiros de Uberlândia
Pela primeira vez em 59 anos de história, o comando do Corpo de Bombeiros de Uberlândia é de uma mulher, a tenente-coronel Ana Paula Borges. A troca de comando foi oficializada na terça-feira (28) quando ela assumiu o 5º Batalhão de Bombeiros Militar, substituindo o tenente-coronel Leonardo Teixeira Leão.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Solenidade de passagem de comando, em Uberlândia
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Natural de Uberlândia, Ana Paula Borges está na corporação há quase 24 anos. Além do pelotão sede, ela comandará outras quatro unidades do município.
“Eu estive na Academia da Polícia Militar entre 2001 e 2004. Desde então, retornei para o 5º Batalhão. Praticamente toda a minha carreira profissional foi feita na nossa cidade”, disse a comandante em entrevista à TV Integração.
Durante os anos no 5º batalhão, Borges também esteve a frente da assessoria de comunicação da unidade da corporação. No único ano em que trabalhou em Uberaba, esteve no comando do 8º batalhão.
“Após a promoção à tenente-coronel, fui transferida para o 8º Batalhão, em Uberaba, e permaneci lá durante um ano. Foi um momento de muito aprendizado, uma experiência maravilhosa, mas agora tenho alegria de retornar para casa.”
Você viu? Carreta despenca de ponte, gêmeos têm mesma nota no Enem e jovem de Uberlândia morre em assalto em SP
Moradores se surpreendem com teste de alerta da Defesa Civil e reagem nas redes
Criança tem remédio de R$ 16 milhões negado e família luta para conseguir tratamento
Tenente Coronel Ana Paula Borges
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Expectativas
Em seu comando, Ana Paula pretende continuar o trabalho de Teixeira Leão, em especial no que se refere ao treinamento na região.
“Na nossa sessão de planejamento, nós adquirimos o Pelotão Oeste. Era uma região que estava descoberta operacionalmente e lá já estamos construindo o nosso centro de treinamento que já é referência, principalmente na área de combate a incêndio urbano”, contou.
A tenente-coronel também mencionou as principais dificuldades a serem enfrentadas.
“A gente tem em todo o estado dificuldade com recursos humanos e com logística. Nós vamos nos inventando, vamos buscando recursos alternativos, estamos sempre nos comunicando com parlamentares em busca de emendas. Assim a gente vai conseguindo, junto com recursos do Estado, desenvolver as nossas estruturas físicas e capacitar nossos militares.”
“O objetivo é poder, cada vez mais, prestar um serviço de qualidade para a nossa população”, finalizou.
Primeira mulher assume o comando do Batalhão do Corpo de Bombeiros
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias