3 de fevereiro de 2025

Promessas da patinação no gelo estão entre vítimas do acidente aéreo nos EUA: ‘Veríamos em campeonatos olímpicos’


No total, 15 pessoas, ligadas ao esporte, incluindo adolescentes, estavam no voo comercial que caiu no Rio Potomac, na quarta-feira (29). Em 1961, 18 atletas americanos de patinação morreram em acidente aéreo. Ex-campeões mundiais e talentos da patinação artística no gelo estavam entre as vítimas da colisão entre um avião e um helicóptero em Washington, nos Estados Unidos, em que não houve sobreviventes. No total, 15 pessoas ligadas ao esporte, incluindo adolescentes, estavam no voo comercial que caiu no Rio Potomac na noite de quarta-feira (29).
Spencer Lane, de 16 anos, foi um dos mortos no acidente aéreo nos Estados Unidos
Reprodução/Fantástico
Especialistas analisam possíveis causas e falhas para acidente aéreo que deixou 67 mortos nos EUA
Quem são as vítimas do acidente com helicóptero e avião em Washington
Aos 16 anos, Spencer Lane tinha sido um dos 45 atletas selecionados para uma imersão no centro de treinamento de Wichita, no Kansas, que forma atletas olímpicos. Já Jinna Han tinha 13 anos e era chamada de “Jinna estrelinha”.
“Quando ela se apresentava, todo mundo aplaudia de pé, gritava. Hoje, todo mundo chorou aqui”, conta a treinadora de Jinna, Olga Ganicheva.
Aos 13 anos, Jinna Han foi uma das vítimas no acidente aéreo nos EUA
Reprodução/Fantástico
Os dois adolescentes treinavam em centro de excelência nos arredores de Boston, onde atuavam os treinadores e ex-campeões mundiais Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que também morreram no acidente. Em 1994, a dupla ganhou o mundial no Japão e, em 1995, os dois se casaram. O filho deles, Maxim Naumov, de 23 anos, segue os passos dos pais e tinha voltado para Boston uma semana antes.
“Eles pegavam crianças iniciantes e levavam à perfeição – era o grande diferencial deles – e faziam isso com um carinho e uma alegria que não conseguiam esconder. Além disso éramos amigos. Vou sentir muita saudade deles”, contou amigo do casal ao Fantástico.
Treinadores e ex-campeões mundiais da patinação no gelo Evgenia Shishkova e Vadim Naumov
Reprodução/Fantástico
Outras vítimas são as irmãs Alydia e Everly Livingston, de 14 e 11 anos.
Irmãs Everly e Alydia Livingston, de 11 e 14 anos
Reprodução/Fantástico
“Essas crianças provavelmente seriam grandes atletas. Os veríamos em campeonatos olímpicos, com certeza. Então, é uma grande perda para todos e nesse avião também se encontrava uma grande amiga minha”, afirma Cris Garcia, gestora de entretenimento e ex-patinadora.
Há mais de 60 anos, outro acidente marcou a patinação artística no gelo dos Estados Unidos. Em 1961, um voo que saiu de Nova York rumo ao campeonato mundial, em Praga, na Bélgica, caiu pouco antes de pousa. Todos os 18 atletas a bordo morreram.
Acidente aéreo que matou 18 patinadores em 1961, na Bélgica
Reprodução/Fantástico
Assista à reportagem completa no vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias