3 de fevereiro de 2025

Rainha e princesas da Festa da Uva de destacam sonhos e como evento homenageia agricultores de Jundiaí: ‘Nossa maior inspiração’


Em conversa ao g1, a rainha Beatriz, e as princesas Maria e Larissa, comentaram sobre a participação na 40º Festa da Uva de Jundiaí. Corte da Festa da Uva de Jundiaí (SP) durante visita a TV TEM
Fabrício Rocha/g1
A comitiva real composta pela rainha e as duas princesas da corte da 40º Festa da Uva e da 11º Expo Vinhos de Jundiaí (SP) visitou a sede da TV TEM, em Sorocaba (SP), na quarta-feira (22). O trio contou um pouco sobre a importância do evento para o município e também para a cultura e valorização dos agricultores – algo que é passada de geração para geração.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Beatriz Vioti Zuim, de 24 anos, é a rainha. A 1ª princesa é Maria Julia, de 20 anos, e a 2ª princesa é Larissa Diogo Souza, de 28 anos. Ao g1, elas afirmam que o evento tem extrema importância na vida de cada uma e a sensação de participar da edição deste ano.
“Eu nunca tinha participado de um concurso antes. Eu já havia sido modelo quando mais nova, porém quando a minha mãe começou a trabalhar eu não consegui mais participar e ela me acompanhar nas seletivas, e o meu sonho ficou guardado. Agora, voltar novamente aos palcos é um sonho sendo realizado,” comenta Beatriz Vioti, rainha desta edição.
Maria Júlia, a 1ª princesa, conta que prestigia a festa desde pequena, quando ia com os pais. Para ela, o evento é uma forma de valorizar os agricultores e comerciantes locais, que mantêm a tradição familiar da colheita dos frutos.
“Poder representar Jundiaí (SP) é uma oportunidade única. A minha maior inspiração nessa festa é os agricultores. Eles fazem a festa acontecer, admiro demais os trabalhos deles, que vão desde o plantio até a colheita, que fazem com muito cuidado e carinho,” declara.
Já para segunda princesa Diogo, a Festa da Uva é um lugar onde famílias se encontram e novos sonhos são gerados. “Desde pequena eu tinha vontade de participar do concurso. Em 2024, tive a oportunidade de ser vinhateira voluntária da festa. Pude conhecer mais sobre a nossa cultura, turismo, e sobre os produtores que cuidam com carinho dos nossos produtos, foi uma experiência inesquecível. Desde aquele dia o sonho começou a ser realizado e se concretizou agora neste ano,” conta.
Além de serem as responsáveis por divulgar uma das mais tradicionais festas do município, a rainha e as princesas também têm como suas atribuições convidar os visitantes e dar as boas-vindas durante os dias de comemoração.
Festa segue até fevereiro
A 40ª Festa da Uva e a 11ª Expo Vinho começaram no dia 23 de fevereiro e seguem até o dia 16 de fevereiro em Jundiaí (SP).
O evento será realizado às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 22h, no Parque Comendador Antonio Carbonari (o Parque da Uva), localizado na Avenida Jundiaí, s/nº.
A festividade, que chega aos 91 anos como referência nacional (anteriormente bianual), reúne atrações culturais, música, dança, gastronomia típica, exposição e venda de uvas e frutas diversas, parque infantil gratuito, artesanato, vinhos, cerimônia da pisa da uva, entre outras.
O evento marca, ainda, a primeira safra após a certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
A Prefeitura de Jundiaí (SP) também divulgou um esquema especial para o transporte público durante a edição de 2025. Confira aqui.
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias