5 de fevereiro de 2025

Aeroporto de BH registra atrasos, cancelamentos e voos alternados por causa de nevoeiro


Voo com origem no Aeroporto Santos Dumont precisou retornar ao Rio de Janeiro devido à baixa visibilidade em Confins, na manhã desta segunda-feira (3). Nevoeiro em BH e Região Metropolitana na manhã desta segunda-feira (3)
Lucas Franco/ TV Globo
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, registrou dois cancelamentos e cinco atrasos, na manhã desta segunda-feira (3), devido ao nevoeiro.
Segundo a BH Airport, concessionária que administra o terminal, houve ainda quatro voos alternados – quando a aeronave não consegue pousar no aeroporto de destino e se desloca para outro. Dois voos aterrissaram no Rio de Janeiro, um, em Vitória, e outro, em Congonhas.
Uma passageira de um voo vindo do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, contou ao g1 que o avião já se aproximava de Confins quando precisou retornar ao RJ devido à baixa visibilidade.
Passageiros no Aeroporto Internacional de BH
BH Airport/Divulgação
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o nevoeiro é um fenômeno formado por gotículas de água que flutuam no ar, reduzindo a visibilidade horizontal. Ele ocorre quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água.
O Aeroporto de BH conta com sistemas de aproximação por instrumentos, que permitem operações em condições meteorológicas adversas, como neblina, mas cabe a cada tripulação decidir se o pouso é seguro ou não.
“Esses sistemas guiam a aeronave até uma determinada altitude e posição pré-definidas pelos procedimentos de tráfego aéreo. A partir desse ponto, cabe à tripulação da aeronave decidir, com base na visibilidade e nos parâmetros técnicos exigidos, se é seguro prosseguir com o pouso ou se será necessário realizar esperas ou alternar para outro aeroporto”, informou a concessionária.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias