4 de fevereiro de 2025

Rede hoteleira espera crescimento de 40% no faturamento durante o Carnaval no Sul de Minas


Em Santa Rita do Sapucaí, cidade com uma das maiores festas fechadas do Brasil, hotéis, pousadas e casas têm sido reservadas por foliões desde o início de janeiro. Expectativa é que faturamento da rede hoteleira aumente 40% com o carnaval na região
O Carnaval, que acontece de 1º a 4 de março, já movimenta o turismo e a economia no Sul de Minas, impulsionando a procura por hospedagens na região. A expectativa da rede hoteleira é de um aumento de 40% no faturamento durante o período.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Desde a primeira semana de janeiro, o Cassinaider Magalhães, empresário e corretor de imóveis, tem trabalhado mais que o normal. Dono de uma imobiliária em Santa Rita do Sapucaí, o empresário tem mobilizado toda a equipe para atender centenas de foliões que devem curtir o Carnaval da cidade.
“A gente está trabalhando a todo vapor nas captações dos imóveis e deixando tudo preparadinho, porque a demanda na procura ta alta pelas redes sociais, pelos contatos dos clientes antigos, que a gente recebe muitas indicações. E esse é o mês que a gente tem que dedicar total para poder preparar as hospedagens certinho com o pessoal que chega aí e ser bem recebido na cidade”, disse.
Rede hoteleira espera crescimento de 40% no faturamento durante o Carnaval no Sul de Minas
Reprodução / EPTV
Muitos hotéis já estão completamente ocupados para o Carnaval. Por isso, a imobiliária disponibiliza 80 imóveis para locação, sendo que metade já foi reservada. Segundo eles, esta é uma forma de oferecer melhor comodidade e ampliar o faturamento.
“Tem gente que trabalha com todo o tipo de imóveis, tanto casa quanto sítio com piscina, pousadas. E a gente está procurando atender de acordo com as demandas dos foliões, até mesmo diárias, se o folião quiser a diária, um dia ou dois dias ou três, e a gente consegue também atender dessa forma. E não só o pacote como era antigamente, que era só o pacote todos os dias, como agora, somente diárias também. […] O faturamento, tanto para nós quanto para a cidade, espera uma alta muito boa”, afirma Cassinaider.
Laura Costa, empresária, também espera lucrar bastante nesse Carnaval. Dona de uma pousada na cidade, ela conta que 75% dos quartos já estão reservados.
“A pousada, graças a Deus, tem uma procura muito legal, mas tem algumas datas em específico que a procura é muito maior e o Carnaval é uma delas. Uma cidade de 40 mil habitantes recebendo 20 mil pessoas de fora tem de acabar muito rápidas hospedagens. Tem gente, pra você ter ideia, que finaliza o Carnaval de 2024 já deixa reservado para o próximo ano”, conta a empresária.
A busca por hospedagem na cidade se deve, principalmente, ao Bloco do Urso, um dos mais procurados do país. Neste ano, um dos shows mais aguardados é o da cantora Ivete Sangalo.
Bloco do Urso ajuda a movimentar a rede hoteleira em Santa Rita do Sapucaí durante o Carnaval
Então Toma Audiovisual e Jonaan Fotografia
O Carnaval de Santa Rita do Sapucaí também movimenta o setor hoteleiro de cidades vizinhas. Em Pouso Alegre, segundo o sindicato dos bares, restaurantes, hotéis e similares, 40% dos quartos já estão reservados para a grande festa e a expectativa é de aumento no faturamento na comparação com o que foi visto no ano passado.
“Nossa rede hoteleira de Pouso Alegre espera que tenha um crescimento de pelo menos 20% no faturamento dos hotéis devido ao grande fluxo de turistas que tem retornado a este evento. Pessoas vindo de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, essas pessoas voltam a frequentar Pouso Alegre. […] Essas pessoas voltaram a buscar esses lugares mais tranquilo. Um Carnaval familiar, enfim, uma grande festa”, disse Rolando Brandão, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (Sindipa).
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias