4 de fevereiro de 2025

Em meio a alta de preço, Replan tem queda no volume de diesel produzido em 2024


Dados da ANP mostram que a Refinaria de Paulínia, maior do Petrobras, produziu 10,6 bilhões de litros do derivado, volume 1,5% menor na comparação com 2023. Replan, a maior refinaria de petróleo da Petrobras, fica am Paulínia (SP)
Júlio César Costa/g1
A Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, encerrou 2024 com queda de 1,5% no volume de diesel produzido, combustível que é o derivado de petróleo de maior volume da planta.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a Replan produziu 10.671.240 metros cúbicos (m³) de diesel, o que representa 10,6 bilhões de litros do combustível. Em 2023, o volume foi de 10,8 bilhões – veja, abaixo, os números mês a mês:

A Petrobras anunciou na sexta (31) um aumento de R$ 0,22 no preço do litro diesel para as distribuidoras, sendo que o reajuste passou a valer no sábado (1º).
Com o reajuste, o preço médio do diesel passou a ser de R$ 3,72 por litro do combustível nas refinarias, segundo comunicado da companhia.
O g1 questionou a Petrobras sobre os motivos para a redução no volume de diesel produzido na Replan, uma vez que a planta registrava crescimento no volume do derivado na planta desde 2015.
A reportagem será atualizada assim que a companhia se manifestar.
Diesel na Replan
A Replan tem capacidade para processar 69.000 m³ de petróleo por dia (69 milhões de litros), o equivalente a 434 mil barris, e atende a 30% do território brasileiro.
O diesel é o derivado mais produzido pela Replan. A refinaria tem capacidade para produzir até 24 milhões de litros de diesel por dia.
Maior refinaria do Brasil testa produção de diesel com conteúdo renovável; entenda
E a capacidade deve aumentar, uma vez que a construção de uma nova unidade promete ampliar em 10 milhões de litros do combustível por dia a capacidade produtiva da planta.
g1 visita obra na maior refinaria do Brasil que vai ampliar produção de diesel em 2025
LEIA MAIS
Macacão tipo Fórmula 1, dutos gigantes e fornos de 1.000ºC: veja fotos da maior refinaria do Brasil
Do pré-sal às bombas: g1 entrou na maior refinaria de petróleo do Brasil e mostra curiosidades da produção de combustíveis
Para onde vai?
Além de diesel, GLP e gasolina, na planta de Paulínia são produzidos derivados como querosene de aviação, óleo combustível, asfalto, propeno e bunker, entre outros.
A produção de Paulínia é escoada para os seguintes locais:
Interior de São Paulo – recebe a maior parte da produção, 55%
Sul de Minas
Triângulo Mineiro
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Rondônia
Acre
Goiás
Brasília (DF)
Tocantins
Replan, a maior refinaria de petróleo da Petrobras, fica em Paulínia (SP)
Júlio César Costa/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Mais Notícias