Em entrevista ao Bom Dia Ceará, prefeito afirmou que pretende concluir a obra na região até o dia 30 de abril. Obra iniciada na gestão do ex-prefeito José Sarto custou R$ 24 milhões e não foi entregue no prazo. Pelo menos dois carros ficaram parcialmente cobertos pela água na Avenida Heráclito Graça, em Fortaleza.
Reprodução/TV Verdes Mares
As obras de drenagem iniciadas na avenida Heráclito Graça, no Centro, não irão resolver os problemas de alagamento da região, de acordo com o prefeito Evandro Leitão. Segundo o gestor, as intervenções iniciadas na via são paliativas e devem ficar prontas até o fim de abril. A afirmação foi feita nesta terça-feira (4), durante entrevista ao Bom Dia Ceará.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O prefeito afirmou que a obra, que havia sido prometida pelo ex-prefeito José Sarto para o fim de dezembro de 2024, está em ritmo acelerado e deve ser entregue até o dia 30 de abril. A gestão de José Sarto havia anunciado que o custo total da obra é de R$ 24 milhões.
Obra milionária na Av. Heráclito Graça não vai resolver problema da inundação, diz Evandro
O trecho é um ponto histórico de alagamento em Fortaleza, principalmente nos primeiros meses do ano, que coincidem com a quadra chuvosa no Ceará.
“Um detalhe que é importante, e aí a população de Fortaleza tem que saber: os meus técnicos já me passaram que aquela obra da Heráclito Graça não irá resolver o problema. Quando Fortaleza tiver uma quadra invernosa muito elevada, aquela área daquela região estará com os mesmos problemas”, afirmou Evandro.
Classificando as intervenções como paliativas, o prefeito defendeu, ainda, que o projeto de drenagem previsto para a região foi mal planejado. A obra havia sido anunciada na gestão anterior como uma solução para os alagamentos da avenida.
Iniciada em dezembro de 2023, a obra da Heráclito Graça prevê a construção de um reservatório de contenção de cheias localizado abaixo da avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. A capacidade é de 14 mil m³ de água, equivalente a 13 piscinas olímpicas.
O projeto busca direcionar gradualmente todo o escoamento das águas da chuva para o riacho Pajeú.
Ainda durante a entrevista, o prefeito Evandro Leitão criticou o custo elevado da obra. Ele afirmou que cerca de 90% das obras na capital estavam paradas ou em ritmo lento quando assumiu a gestão, em janeiro deste ano. Evandro declarou, também, que a prefeitura fará um planejamento para o retorno das obras na cidade.
Obra milionária da Avenida Heráclito Graça não resolver problema da inundação na via, diz prefeito Evandro Leitão
Davi Rocha/TV Verdes Mares
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: