4 de fevereiro de 2025

Capivari tem 16 pontos de alagamentos e 144 famílias deixam casas após rio transbordar; veja cenário


Rio que corta Capivari (SP) atingiu 3,46 metros na manhã desta terça (4) e, segundo a Defesa Civil, nível do manancial deve continuar a subir nas próximas horas. Alagamentos em Capivari deixa 67 famílias em abrigos e 47 em casas de parentes
O rio que corta Capivari (SP) atingiu 3,46 metros na manhã desta terça-feira (4) e, segundo a Defesa Civil do município, o nível do manancial deve continuar a subir nas próximas horas. O município tem 16 pontos de alagamento e 144 famílias precisaram deixar casas. Parte delas está abrigada em espaços públicos e parte foi acolhida em residências de familiares e amigos – 📝Veja lista, abaixo. O Rio Capivari transbordou na madrugada de segunda-feira (3), após chegar aos 2 metros de profundidade.
Desabrigados e desalojados
🏘️Conforme balanço mais atualizado feito pela Defesa Civil ao g1 nesta terça-feira (4), a cidade tem 67 famílias desabrigadas e 47 famílias desalojadas:
21 famílias, totalizando 56 pessoas, foram acolhidas no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão)
44 famílias, totalizando 144 pessoas foram acolhidas na Escola de Educação Integral de Capivari Eicap Professor Aldo Silveira, no bairro Moreto.
2 famílias, sendo cinco pessoas, estão em um terceiro abrigo, na Escola Municipal Professora Maria Rosa Lembo Duarte, no bairro Vila Balan
Outras 47 famílias estão desalojadas, mas encontram-se na casa de familiares
Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Logística e Esportes atuam no atendimento das famílias atingidas
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Capivari tem 16 pontos de alagamentos após rio que corta a cidade transbordar
Reprodução/EPTV
🏞️Rio sobe 10 centímetros por hora
O nível do manancial tem subido cerca de 10 centímetros por hora, segundo a prefeitura de Capivari. No início da noite desta segunda, o rio chegou a alcançar 3,60 metros, de acordo com a Defesa Civil do município.
⚠️O órgão fez um alerta para que as pessoas deixem as casas.
“Deixem suas casas, porque [o rio] vai subir muito ainda e a previsão é que aconteça ainda nesta madrugada [de terça-feira, 4]”, informa o secretário de segurança pública de Capivari Mauro Junior em entrevista à EPTV, afiliada da Rede Globo.
Morador segura colchão em meio a enchente em Capivari
Reprodução/EPTV
De acordo com o secretário, as equipes da Defesa Civil de Capivari têm estado pelas ruas para alertar e retirar os moradores de áreas de risco desde domingo (2).
“A Defesa Civil do Estado emitiu alerta agora a pouco, dizendo que esse clima vai permanecer pelo menos na quarta-feira dessa semana. A soma das bacias que deságuam no Rio Capivari chegou a 340 milímetros, muita água. Capivari, infelizmente, sempre sofre mais do que as outras cidades porque o rio passa dentro da cidade. Então, parte da água de Campinas, Monte Mor e seus afluentes passam por Capivari e ocorre o extravasamento”, informa o secretário de segurança pública.
Imagem área da Rua Bento Dias, na região Central de Capivari, após rio transbordar em dezembro de 2024
Tiago Ferreira/ Prefeitura de Capivari/Foto de arquivo
16 pontos de alagamento
Capivari tem 16 pontos de algamentos, segundo balanço atual da Defesa Civil:
Rua Padre Haroldo (altura Juventus)
Rua João Vaz
Rua Bento Dias
Rua Franklina de Almeida Barros
Rua João Moretti (Moreto)
Rua Miguel Assad (Nova Aparecida)
Avenida Brigadeiro Faria Lima (Lava-pés)
Rua José Annicchino (praça próxima Ronaldão)
Ponte da Rua XV de Novembro
Ponte da Rua Padre Fabiano
Rua André de Maio (Ponte Santoro)
Rua Bruno Rocco
Rua João Nicolucci
Rua Tiradentes (próximo Ronaldão)
Rua Sete de Setembro
Rua São Paulo (Vila Cardoso)
Capivari tem 16 pontos de alagamentos
Reprodução/EPTV
Serviço
Moradores em situação de risco podem solicitar auxílio da Defesa Civil pelo telefone de emergência 153 ou (19) 3491-1311, além do aplicativo de emergência da Defesa Civil.
Relato
A EPTV, afiliada da Rede Globo para Piracicaba e região, entrevistou a moradora do Bairro Juventus Maria Schneider. Ela teve a casa invadida pela água.
“Eu pedi tudo. Anos atrás, não dava isso. Vem dando [enchente] de um tempo para cá. Eu sei que é em todo estado, em todo o Brasil. Só que eu tive uma vida inteira pra construir aquela casa, que era uma casa boa e não era considerada de risco, como hoje ela está. Ninguém tem ideia, só quem passa por uma enchente sabe”, informa a moradora de Capivari Maria Schneider.
Rio sobe 10 centímetros por hora e cerca de 60 famílias precisam deixar casas em Capivari
Isenção de IPTU
Consultada pelo g1, a Prefeitura de Capivari afirmou que terá isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para moradores atingidos pela enchente em dezembro de 2024 na cidade. Mas, os detalhes de como funcionará o benefício ainda serão decididos em fevereiro de 2025, com o retorno das sessões na Câmara Municipal.
Vista aérea do bairro Moreto inundado pela cheia do Rio Capivari, em Capivari
Tonny Machado
“A Defesa Civil da cidade já está preparando um relatório com todas as casas atingidas que será enviada a Secretaria de Desenvolvimento Social nos próximos dias”, garantiu.
Enchentes em dezembro
🏞️O rio que corta Capivari transbordou no dia 28 de dezembro de 2024 após as chuvas intensas que atingiram a região. A cidade registrou, pelo menos, 36 pontos de alagamentos. Relembre aqui.
Cerca de 40 famílias tiveram que deixar suas casas e foram levadas a abrigos. A prefeitura afirmou que acompanha o cenário e presta auxílio à população.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba.

Mais Notícias