Segundo a prefeitura de Extrema, vítima é um jovem, de 21 anos, morador de Bragança Paulista (SP) e que morreu em 18 de janeiro de 2025. Ele trabalhava na cidade do Sul de Minas. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por febre amarela em humano em 2025. O caso foi registrado em Extrema (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A Prefeitura de Extrema informou que a vítima é um jovem do sexo masculino, de 21 anos, morador de Bragança Paulista (SP) e que morreu em 18 de janeiro de 2025. Ele trabalhava na cidade do Sul de Minas.
Vista aérea de Extrema, MG
Prefeitura Municipal de Extrema / Divulgação
Segundo informações da SES-MG, o caso foi registrado em Extrema, mas o “Local Provável de Infecção (LPI)” está em investigação.
Ainda de acordo com a prefeitura, o jovem teria passado por um período de lazer na cidade de Joanópolis (SP) no fim do ano passado. A Secretaria de Saúde do município informou que não há outros casos de febre amarela em humanos na cidade.
Febre Amarela em MG
A SES-MG informou que, em 2025, foi confirmado um caso de febre amarela em primatas não humanos (PNH) no município de Toledo (MG). Também em 2025, há uma morte confirmada pela doença em Extrema (MG).
Em 2024, a SES-MG informou que foram confirmados sete casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo eles: 2 em Bueno Brandão, 1 em Santa Rita de Caldas, 1 em Extrema, 1 em Belo Horizonte e 2 em Ipuiúna.
Ainda no ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou dois casos em humanos, sendo um em Monte Sião e outro em Camanducaia (MG). O caso de Monte Sião progrediu para o óbito e o de Camanducaia está com o Local Provável de Infecção (LPI) em investigação.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas