24 de setembro de 2024

Irã deflagra ataque militar inédito contra Israel

O Irã deflagrou neste sábado (13) um ataque militar contra Israel. Quase duas semanas depois do bombardeio no consulado iraniano em Damasco, na Síria, atribuído a Israel. O Irã deflagrou neste sábado (13) um ataque militar inédito contra Israel. Veja, abaixo, o mapa para localizar este conflito que eleva a tensão no Oriente Médio:
Mapa do Oriente Médio
Reprodução/Jornal Nacional
O Irã já lançou mais de cem drones e mísseis. Israel já começou a ser atingido e todos países da região estão em alerta. Na noite deste sábado (12), a missão iraniana na ONU anunciou o fim da reposta militar do país.
Eram 17h40 (Brasília), quando quando o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou que um ataque de drones estava a caminho do território israelense.
Sirenes soaram e explosões estão sendo ouvidas em diversas partes do território israelense, no sul, no norte, e inclusive em Jerusalém e no território palestino da Cisjordânia.
Drones foram interceptados pelo sistema antimísseis israelense em Jerusalém. Agora, vários drones foram derrubados antes mesmo de entrar no espaço aéreo israelense.
Jatos jordanianos atingiram drones iranianos que estavam sobrevoando o norte e o centro da Jordânia em direção à Israel.
Mais de 100 mísseis foram interceptados antes de entrar no espaço aéreo de israel, com ajuda dos Estados Unidos e do Reino Unido.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reuniu o gabinete de guerra e fez um pronunciamento. Netanyahu disse que o país está preparado para qualquer cenário e pediu que a população siga as orientações das Forças Armadas.
O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamanei, afirmou que chegou a hora de Israel ser punido e que foi um erro o país ter atacado o consulado iraniano em Damasco, na Síria, há quase duas semanas. Israel nunca assumiu este bombardeio, mas o Irã culpa o país.
Este ataque aumenta muito o risco de o conflito entre Israel e o Hamas escalar para todo o Oriente Médio. O ministro da Defesa iraniano afirmou que qualquer país que abra o espaço aéreo para ataques israelenses contra o Irã vai receber uma resposta firme. Líbano, Jordânia e Iraque fecharam seus espaços aéreos. A Jordânia disse que está pronta para abater qualquer aeronave iraniana que sobrevoe o país.

Mais Notícias