Pela terceira vez em 2025, o município de Quaraí bateu o recorde de maior temperatura do Brasil: quase 44ºC. Essa também é a maior temperatura registrada no RS desde 1910. Rio Grande do Sul registra maior temperatura da história do estado
Nesta terça-feira (4), o Rio Grande do Sul registrou a maior temperatura registrada em mais de 100 anos de medição no estado.
Se o termômetro de rua marca 50ºC, imagine a sensação de trabalhar em frente à churrasqueira.
“50% é costume, e os outros 50% hidratação. Aqui nós chegamos a beber três litros de água por dia”, conta o assador Netho Tavares.
Termômetro de rua marca 50ºC no RS
Reprodução/TV Globo
Para se refrescar dentro de casa, o jeito é improvisar.
“Eu boto o pé no balde de molho, a gente vai se molhando. O ventilador já não é muito o caso porque está saindo ar muito quente do ventilador”, diz a recepcionista Bruna Pires Peres.
A cidade gaúcha de Quaraí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, tem 23 mil habitantes. Mas é difícil encontrar alguém na rua. Nesta terça-feira (4), pela terceira vez em 2025, o município bateu o recorde de maior temperatura do Brasil: quase 44ºC. Essa também é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde o começo do monitoramento, em 1910.
“Essa onda de calor se formou sobre o norte da Argentina e sobre o Paraguai. Então, são temperaturas muito elevadas e elas acabam se expandindo e atingindo grande parte do estado do Rio Grande do Sul. Mas isso é reflexo, por exemplo, de um planeta que está extremamente aquecido”, explica o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas/UFRGS, Anderson Ruhoff.
Porto Alegre também teve o dia mais quente do ano, com 37ºC.
Reprodução/TV Globo
Veja o que esperar do clima para o Brasil em 2025
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo para calor no Rio Grande do Sul, válido até quarta-feira (5).
“Usar chapéu, usar roupa clara, usar boné, fazer proteção com filtro, pelo menos, filtro 50 para a nossa pele”, recomenda a médica do Hospital Moinhos de Vento, Gisele Rodrigues Lobato.
Porto Alegre também teve o dia mais quente do ano, com 37ºC.
“Só na praia para aguentar esse verão que está fazendo. Vamos tirar uma semaninha de férias, nós e uns amigos, e vamos passar uma semana em Capão”, conta a cabelereira Daiane Zaion.
Nesta terça-feira (4), pela terceira vez em 2025, o município bateu o recorde de maior temperatura do Brasil: quase 44ºC
Reprodução/TV Globo
Capão da Canoa, um dos principais destinos de verão dos gaúchos, onde a brisa do mar refresca e convida a tomar um bom chimarrão.
“Calor não importa, a gente toma chimarrão sempre”, diz um gaúcho.
Capão da Canoa, um dos principais destinos de verão dos gaúchos
Reprodução/TV Globo
LEIA MAIS:
Com 42,5ºC, Quaraí bate o próprio recorde e registra maior temperatura do ano no Brasil, diz Climatempo
Estudo relaciona calor extremo a aumento da mortalidade em hospitais