5 de fevereiro de 2025

Cobra píton albina, dragão barbudo e outros animais exóticos são apreendidos dentro de casa em Aparecida de Goiânia


Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, 61 animais como cobras, ouriços, ratos e lagartos foram encontrados no local. De acordo com biólogo, serpente que estava na casa é uma das mais raras do planeta. Morador de Aparecida de Goiânia criava cobras, lagartos, jabutis e ouriços ilegalmente
A Polícia Militar apreendeu animais silvestres como uma cobra píton albina, um dragão barbudo e outras espécies exóticas dentro de uma casa em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, 61 animais foram encontrados.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Também foram apreendidas cobras de outras espécies, além de lagartos, cágados, ouriços e outros animais. Eles foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Segundo o biólogo Edson Abrão, a cobra píton albina encontrada, uma filhote, é uma das serpentes mais raras do planeta.
A ação aconteceu na última segunda-feira (3). A Polícia Militar informou que moradores denunciaram que um vizinho criava cobras.
“O homem desfilava na rua com algumas cobras, segundo os vizinhos. Nós entramos na casa e localizamos mais de 30 cobras de diversas espécies. Para alimentar essas cobras, tinha ouriços, ratos, alguns lagartos e vários outros animais silvestres”, disse o tenente da PM, Paulo César de Oliveira.
O g1 não conseguiu contato com a defesa do homem até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
Cobra píton albina de mais de 2 metros é capturada dentro de casa em Aparecida de Goiânia
Jiboia ‘arco-íris, píton em piscina durante festa e cobra vendida em feira: relembre resgates inusitados de serpentes em Goiás
Polícia investiga aparecimento de serpentes exóticas e ‘perigosas’ em reserva ambiental de Rio Verde
A médica veterinária Jéssica Rocha, do Cetas, explicou que os animais vão passar por exames, serão tratados e, posteriormente, encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). “O Ibama vai indicar ou levar para um local de destinação. Os animais que são da nossa fauna serão reabilitados e avaliados para verificar se têm condições de voltar à natureza”, disse a veterinária.
Outro animal encontrado foi um gecko, um pequeno lagarto, segundo a médica. “Ele está machucado, com alguns ferimentos nas costas e estava junto com outras espécies, como ouriços e o dragão barbudo”, explicou Jéssica.
A analista ambiental do Ibama, Ana Carolina Dias, alertou que esses animais, nativos ou exóticos, podem transmitir doenças.
“Doenças que, às vezes, nem percebemos, pois apresentam sintomas comuns. Por isso, não orientamos que as pessoas criem animais silvestres sem a supervisão de um responsável técnico, como um médico veterinário, para garantir que a criação seja feita de forma adequada”, disse Ana.
Ela explicou que esses animais precisam de documentação específica e, neste caso, o homem receberá duas autuações distintas.
“Uma por manter animais da fauna brasileira em desacordo com a legislação e outra pela introdução de animais exóticos. Acreditamos que o valor total das multas pode chegar a aproximadamente R$ 160 mil”, concluiu a analista.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, para obter informações sobre a investigação do caso, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Cobra píton albina, dragão barbudo e outros animais exóticos são encontrados dentro de casa em Aparecida de Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias