6 de fevereiro de 2025

Quem são os dois brasileiros premiados com o Grammy 2025 pela engenharia de som do ‘Álbum do ano’ de Beyoncé


Dani Pampuri (à esquerda) e Matheus Braz nos bastidores do Grammy 2025
Acervo pessoal Filipe Pampuri
♫ NOTÍCIA
♪ Tirada por Filipe Pampuri nos bastidores do Grammy Awards 2025, a foto acima flagra a alegria de Dani Pampuri (à esquerda) e Matheus Braz na noite da premiação realizada em Los Angeles (EUA) na noite de domingo, 2 de fevereiro. E ambos tiveram o que comemorar: a conquista de um Grammy.
Anitta, Eliane Elias, Hamilton de Holanda e Milton Nascimento perderam a disputa nas categorias em que concorriam. Mas o fluminense Daniel Pampuri e o carioca Matheus Braz foram agraciados com o Grammy pelo trabalho na equipe responsável pela engenharia de som do disco de Beyoncé, Cowboy Carter (2024), eleito o Álbum do ano no Grammy 2025.
Sim, a Academia de Gravação também laureia os profissionais envolvidos na engenharia de som do Álbum do ano. Dani Pampuri e Matheus Braz foram premiados porque contribuíram com o resultado final do álbum Cowboy Carter ao lado de equipe formada por profissionais da indústria fonográfica norte-americana como Camaron Ochs, Dave Hamelin, Raphael Saadiq e Ryan Beatty.
Um terceiro brasileiro, Henrique Andrade, fazia parte da equipe, mas não foi premiado com o Grammy porque, de acordo com as regras da premiação, um engenheiro de som precisa ter trabalhado em ao menos 20% do Álbum do ano para ser laureado.
Nascido em Valença (RJ) e criado em São Paulo (SP), Dani Pampuri é engenheiro-chefe do NRG Recording Studios – em Los Angeles (EUA), cidade onde reside – e colabora com Beyoncé desde 2019, tendo trabalhado como engenheiro de som em álbuns anteriores da cantora como Homecoming – The live album (2019).
Já o carioca Matheus Braz trabalha com Beyoncé desde 2021, quando foi contratado para atuar como engenheiro assistente e assistente de mixagem, tendo colaborado em álbuns como Renaissance (2022), pelo qual já foi indicado ao Grammy 2023.
Daniel Pampuri posa com a medalha conquistada no Grammy 2025
Divulgação / Grammy Awards

Mais Notícias