24 de setembro de 2024

Café tradicional, extraforte, superior, gourmet ou especial: entenda as classificações de uma das bebidas mais consumidas do mundo

Dia Mundial do Café é celebrado neste domingo (14). Além da versão tradicional quente, veja receitas para como inovar com a bebida. Xícara de café preparada com café solúvel
Reprodução/TV Gazeta
O Brasil produz, em média, três toneladas de café por ano, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E todo esse volume coloca o país como o maior produtor do grão que gera uma das bebidas mais consumidas do mundo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Para os adoradores de café, a classificação é um diferencial: tradicional, extraforte, superior, gourmet ou especial.
Neste domingo (14), Dia Mundial do Café, o g1 explica a diferença da classificação da bebida.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou, em 2004, o Programa de Qualidade do Café. Foi neste momento que surgiu a certificação e a classificação do produto com base em critérios de pureza, qualidade e boas práticas de fabricação.
Os cafés tradicionais e extrafortes são aqueles consumidos no dia a dia, com qualidade recomendável e custo acessível, além de um sabor intenso.
“Os cafés tradicionais podem ter até 20% de grãos defeituosos no seu blend e, para disfarçar essas imperfeições, o café normalmente passa por uma torra mais escura e moagem mais fina”, afirma Keliani Bordin, coordenadora da pós-graduação em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
O café classificado como superior, por sua vez, pode ter no máximo 10% dos grãos defeituosos em sua composição, e por isso a qualidade supera a do tradicional. Além disso, tem um sabor mais refinado, com notas amendoadas e de chocolate, e um gosto persistente na boca.
Produzidos 100% com grãos do tipo Arábica, os cafés gourmets envolvem uma seleção de grãos rigorosa e uma torra mais precisa, feita em menor tempo, preservando o açúcar natural do grão. O resultado é uma bebida levemente adocicada, com atributos frutados e florais
Por fim, a classificação dos cafés especiais é feita pela ABIC em conjunto com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Para entrar nessa categoria, o produto deve alcançar pelo menos 80 pontos em uma escala que vai até 100, além de contar com certificações de sustentabilidade e rastreabilidade, possuir alta doçura e qualidade de acidez e baixo amargor, bem como ser livre de defeitos primários.
Leia também
VÍDEO: Casal compra casa abandonada e reforma com as próprias mãos: ‘Vamos economizar muito mais’
Polícia: Operação mira grupo envolvido em furtos de agências bancárias no PR e SC; sete foram presos
Certificados de qualidade do café
Divulgação/ABIC
Que tal uma receita com café ☕
Barista ensina drinks refrescantes com café
Arquivo pessoal
Se você gosta de café e aceita se arriscar em combinações diferentes, o barista Miguel Gauze vai te ajudar. E o melhor: as receitas usam aquele café que sobrou da manhã.
Os drinks ‘Coado Tropical’ e ‘Frashake de Café’ são refrescante e são boas opções para o dia ou para a ceia de Ano Novo. Confira como prepará-los abaixo.
Coado Tropical
Barista ensina como fazer ‘Coado Tropical’
Ingredientes
1/2 copo de água de coco;
Um limão;
3 colheres de café;
Gelo;
Modo de preparo
Comece escaldando o coador de papel para tirar o gosto. Em seguida, descarte a água. Passe três colheres de café. Enquanto passa o café, coloque três rodelas de limão no copo, gelo e meio copo de água de coco.
Com o café pronto, misture com a água de coco no restante do copo.
Frashake de Café
Barista ensina como fazer ‘Frashake de Café’
Ingredientes
Um copo americano de café;
1/2 copo americano de leite;
3 bolas de sorvete;
Modo de preparo
Pegue um copo de café amanhecido e coloque em uma batedeira. Em seguida, misture com meio copo de leite e três bolas de sorvete de creme ou o sabor de sua preferência.
Após isso, bata na batedeira e sirva em um copo com calda de chocolate.
Leia também
Aprenda a preparar tortinha de abóbora com calda de café
Aprenda a fazer uma torta saborosa com recheio de requeijão e cobertura de amora
Aprenda a preparar pudim de morango com geleia de frutas vermelhas
*Com colaboração de Caroline Maltaca, assistente de produtos digitais do g1 Paraná.
Mais notícias do estado em g1 Paraná.

Mais Notícias