Marcello Ferreira transforma a clássica Kombi de ferro velho em uma fantasia criativa e viraliza no Carnaval do Rio. Fisioterapeuta viraliza com fantasia de Kombi de ferro velho e conquista foliões no Rio
Uma Kombi de ferro-velho com megafone, som característico e uma trilha inusitada viralizou no pré-carnaval de 2025 no Rio de Janeiro. A ideia criativa, que já circula pelos blocos da cidade, veio de Marcello Ferreira, fisioterapeuta de 41 anos e morador de Botafogo.
Inspirado pelas tradicionais Kombis que passam diariamente próximo ao trabalho e por sua casa, Marcello transformou essa figura comum do cotidiano em uma fantasia que surpreendeu os foliões.
Fique por dentro do carnaval do Rio
“Eu sempre gostei de fantasias que fogem do óbvio. Prefiro coisas que estão no inconsciente coletivo, mas que ninguém espera ver no carnaval”, conta ele. A ideia de se transformar em uma Kombi surgiu no ano seguinte a um carnaval em que Marcello não conseguiu inovar na fantasia. “No carnaval do ano passado, eu não saí de nada diferente e não queria sair de novo.”
Com o megafone em mãos, Marcelo reproduz o mesmo áudio tocado pelas Kombis de ferro-velho, incluindo uma música gospel que acompanha os anúncios. “Não inventei nada. É exatamente o texto que a Kombi toca, tanto a música quanto o texto. Na verdade, eu acabei fazendo vários vídeos, vários áudios e consegui fazer todo o texto da Kombi.”
Marcello Ferreira, conhecido como o moço da “Kombi de ferro-velho”, Carnaval de 2025
Créditos: Marcello Ferreira
Nos primeiros blocos, a recepção foi de estranhamento. “Megafone é algo que incomoda, né? Então tomo cuidado para não ser chato. Só uso quando o bloco para ou me afasto um pouco. Quando as pessoas me veem e percebem que sou uma Kombi, começam a rir e cutucar os amigos: ‘Olha, é a Kombi do ferro-velho!’ E todo mundo, caramba, ela passa na minha casa.”
Com a repercussão nas redes sociais, Marcello passou a ser reconhecido por foliões antes mesmo de falar ao megafone. “Te vi na internet, parabéns pela criatividade! É muito legal”, explicou.
Fantasias e um histórico criativo
Marcello não é novato quando o assunto é criatividade em fantasias de carnaval. Ele e um grupo de amigos já participaram de blocos vestidos como pôneis malditos e Ursinhos Carinhosos. Marcello também já saiu de Beyoncé grávida, em uma referência à foto que se tornou a mais curtida da história do Instagram, na época.
Marcello Ferreira, conhecido como o moço da “Kombi de ferro velho”.
Créditos: Marcello Ferreira
“No grupo, a gente até fazia alegorias. Já tínhamos uma tradição. Mas essa é a primeira vez que viralizo sozinho com uma fantasia. Consegui montar tudo em dois dias usando materiais simples, como macarrão de piscina, EVA, acetato e cola quente”, explica.
Para Marcello, a fantasia de Kombi também é uma forma de resgatar a essência das fantasias temáticas, que, segundo ele, estão cada vez mais raras nos blocos. “O carnaval de hoje é muito colorido, com adereços, meias e acessórios, o que também é legal. Mas gosto das fantasias temáticas. É o que eu curto.”
Sobre o futuro, Marcelo ainda não tem nada definido, mas revela uma possibilidade divertida. “Tenho um filho de cinco anos que está curtindo muito essa repercussão. Nos blocos infantis, é bem provável que apareçam duas Kombis: uma comigo e outra com ele, recolhendo brinquedos velhos.”
Se depender da criatividade de Marcello, o carnaval carioca continuará com boas surpresas nos próximos anos.
Blocos do carnaval de rua do Rio: veja a lista oficial e faça sua busca