‘Disseram que o barulho parecia tiros, e ninguém conseguia tirar o short dele”, disse a mãe. Menino está internado há um mês. Menino de 11 anos está internado há um mês no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE
Ascom HGE
Uma criança de 11 anos está se recuperando no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, após sofrer queimaduras causadas pela explosão de bombinhas que estavam no bolso da bermuda. O acidente aconteceu no dia 6 de janeiro e o garoto continua internado.
A mãe contou que o menino e um amigo compraram bombinhas sem o conhecimento da família. Em meio à brincadeira, o calor do corpo e o atrito provocaram a explosão dentro do bolso, causando queimaduras de segundo grau profundas e superficiais.
“Eu estava em casa quando a minha irmã chegou com ele no colo, tremendo de assustado. A primeira impressão que tive foi que ele sofreu uma descarga elétrica. Depois entendi que as bombinhas estouraram no bolso. Disseram que o barulho parecia tiros, e ninguém conseguia tirar o short dele”, relatou Janaína Rocha.
Ele foi levado imediatamente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu os primeiros socorros e foi transferido para o HGE, único hospital de Alagoas com uma unidade especializada para queimaduras de média e alta complexidades.
Os médicos precisaram remover o tecido morto para facilitar a cicatrização. Também foi feito um enxerto cutâneo parcial. No momento, seu quadro de saúde é considerado estável, e ele segue recebendo cuidados de uma equipe multidisciplinar.
“Esse acidente pode acontecer em qualquer época do ano. As crianças compram as bombinhas e colocam no bolso. Depois elas vão brincar, correr. Com o aumento da temperatura corporal e o atrito, há a explosão”, explicou a cirurgiã plástica Anna Lima.
Mae, de 28 anos, acompanha o filho no hospital; criança passa bem
Ascom HGE
O que fazer em casos de queimadura?
A médica alerta que o uso de bombinhas deve ser evitado, especialmente por crianças. No entanto, caso ocorra um acidente, alguns cuidados iniciais podem minimizar os danos:
✅ Aplique apenas água em temperatura ambiente ou discretamente fria sobre a queimadura.
❌ Não tente remover tecidos grudados à pele para evitar infecções.
🚑 Busque atendimento médico o mais rápido possível, acionando o Samu (192), se necessário.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL