Além dos três militares da FAB, outras duas pessoas foram presas durante a operação “Queda do Céu” no município de São Gabriel da Cachoeira. Militares são presos no AM por envolvimento em esquema de envio de drogas em voos da Força Aérea
Divulgação/PC-AM
Três militares foram presos no município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, por envolvimento em um esquema de tráfico de drogas em voos da Força Aérea Brasileira (FAB), além de lavagem de dinheiro. A prisão aconteceu durante a operação ‘Queda do Céu’, deflagrada pela Delegacia Especializada de Polícia da cidade na segunda-feira (3).
Além dos militares, outras duas pessoas também foram detidas, incluindo um homem apontado pelas investigações como responsável por financiar as drogas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a delegada Grace Jardim, responsável pelas investigações, a operação ‘Queda do Céu’ é um desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre as Polícias Civil e Militar. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e dois ex-militares foram presos.
Durante o processo investigativo, a polícia descobriu que os suspeitos, inicialmente detidos, não eram os únicos envolvidos no esquema criminoso. A partir dessas informações, a polícia identificou três militares da FAB, com idades de 22, 23 e 26 anos, que eram responsáveis por facilitar o envio das drogas. Eles transportavam os entorpecentes de São Gabriel da Cachoeira para Manaus, utilizando voos militares.
“A empreitada criminosa foi descoberta no dia 2 de junho de 2024, por meio de voos militares que saíram do aeroporto militar do município”, informou a polícia.
Além disso, as investigações revelaram que um homem de 42 anos estava financiando as drogas. Em 2024, ele movimentou cerca de R$ 2 milhões, embora declarasse uma renda de apenas R$ 1 mil por mês. Segundo a polícia, o suspeito utilizava a estratégia de alugar veículos no município para lavar o dinheiro do tráfico. Durante a ação policial, foram apreendidos três carros e quatro motocicletas.
A investigação também identificou a participação de um homem de 26 anos, preso em Santa Isabel do Rio Negro, que tinha como função recrutar pessoas para transportar as drogas por via aérea até Manaus.
O g1 entrou em contato com a Força Aérea Brasileira para saber mais informações sobre os militares presos na operação, o andamento das investigações e quais medidas serão tomadas, mas até a atualização mais recente desta reportagem, não houve retorno.
FAB intercepta avião que sobrevoava espaço aéreo de Lábrea, no interior do Amazonas