24 de setembro de 2024

Obras de drenagem no Morro do José Menino em Santos entram na fase final com interdições viárias

Trabalhos começaram em fevereiro de 2023 e têm previsão de acabar em junho. O investimento feito é da ordem de R$ 7,2 milhões. Obras de drenagem no Morro José Menino em Santos (SP) entram na reta final
Divulgação/Prefeitura de Santos
As obras no sistema de drenagem no Morro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo, entraram na etapa final, que será dividida em três fases, com o objetivo de assentar tubulações atravessando a Avenida Presidente Wilson para direcionar as águas pluviais ao canal zero, na divisa com São Vicente.
Os trabalhos realizados pela empreiteira TMK Engenharia S.A, que venceu licitação, começaram em fevereiro de 2023 e têm previsão de conclusão em junho. O investimento feito é da ordem de R$ 7.272.469,89, sendo 50% oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, e a outra metade do orçamento municipal.
Etapa final:
🔹Fase 1: Assentamento de de 36m galerias em concreto armado que funcionam como caixas de retardo ou contenção para o armazenamento de água em grandes volumes. A estrutura tem de 1,5m por 0,6m e será acomodada junto aos prédios do lado da praia. A estrutura será à galeria que lançará a água pluvial no canal zero e à tubulação a ser assentada na Fase 2.
Essa fase terá duração de 70 dias, a depender do clima, vai causar a interdição parcial da pista da Presidente Wilson, sentido de São Vicente a Santos.
🔹Fase 2: Serão assentados 30 metros das galerias de 1,5 por 0,6 na área do canteiro central da avenida da praia, na altura da subida do Morro José Menino. Os veículos circularão em duas pistas da avenida, nos dois sentidos. A previsão é finalizar essa etapa em 20 dias.
🔹Fase 3: O assentamento nessa fase será de 12 metros. Ligará o trecho da fase 2 à Rua Montero Lobato. Esse serviço também terá duração de 20 dias e vai causar interdição parcial em uma pista de Santos a São Vicente..
O que já foi feito?
A reestruturação do sistema de drenagem do Morro José Menino, que envolveu o assentamento de 767m de tubulações de 600 milímetros no morro, o remanejamento de 220m de rede de água e igual metragem da rede de esgotamento sanitário, além de 93m de tubulações de gás.
A obra também atendeu uma solicitação da Defesa Civil. A rede de drenagem subterrânea eliminou o escoamento superficial das águas pluviais, reduzindo o volume de água que desce pelas sarjetas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias