7 de fevereiro de 2025

Após enxurrada afundar sistema de captação de água, abastecimento volta ao normal em cidade do Acre


Sistema voltou a operar no início da noite dessa quarta-feira (5) em Epitaciolândia. Igarapé Encrenca transbordou na última terça (4) e inundou casas, ruas, pontes e o sistema de captação de água da cidade. Flutuante afundou com a enxurrada do Igarapé Encrenca, em Epitaciolândia
Arquivo/Saneacre
O abastecimento de água em Epitaciolândia, interior do Acre, foi normalizado no início da noite dessa quarta-feira (5) após a enxurrada do Igarapé Encrenca na última terça (4). As fortes chuvas que atingiram a cidade fizeram o igarapé transbordar, alagar ruas, casas e até o sistema de captação do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A forte correnteza arrastou os equipamentos e prejudicou o abastecimento. “Equipes de manutenção foram mobilizadas para a região e, com auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão muck, conseguiram retirar o flutuante e o conjunto moto-bomba do fundo do igarapé, permitindo a restauração do equipamento”, informou o Saneacre pelas redes sociais.
Ainda segundo a autarquia, a estrutura do equipamento foi reforçada. A publicação destaca também que já existe um planejamento para o enfrentamento de problemas desta natureza durante o inverno amazônico.
Saneacre disse que reforçou o equipamento
Arquivo/Saneacre
Famílias desabrigadas
O Igarapé Encrenca transbordou na terça-feira (4) e as águas invadiram pontes, casas e afundaram o sistema de captação do Saneacre. Com isso, o abastecimento de água foi suspenso no município.
LEIA MAIS:
Igarapé transborda, afunda sistema de captação e deixa cidade do Acre sem abastecimento de água
Moradores de cidade no AC esperam até seis dias para receber água por causa de seca em igarapé: ‘Tendência é que se agrave’
O Igarapé Encrenca é responsável pelo abastecimento da cidade. Cerca de 11 famílias com 38 pessoas foram atingidas, sendo 29 desabrigadas, levadas a abrigos públicos, e outras nove que ficaram desalojadas, ou seja, ficaram na casa de parentes ou amigos.
Na quarta, a Defesa Civil Municipal de Epitaciolândia registrou vazante no local e começou a levar as 11 famílias de volta aos bairros atingidos pela cheia.
Força da água afundou sistema de captação e abastecimento foi interrompido em Epitaciolândia
Conforme a coordenação da Defesa Civil do município, não houve mais chuvas na região entre a entre essa quarta e quinta. O nível do igarapé voltou ao normal, contudo, as águas do Rio Acre começaram a subir e estão a menos de um metro da cota de alerta, que é 9,80 metros.
Na tarde desta quinta, o nível do manancial chegou a 8,45 metros.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias