7 de fevereiro de 2025

Ao refletir sobre ansiedade e inspirar gestos de bondade na juventude, escritora lança seu terceiro livro em Regente Feijó


Em um convite a viver com mais propósito, Thayna Giovana, de 25 anos, explicou ao g1 que busca ter uma conversa sincera com os leitores a ajudá-los a enfrentar a mesma situação. Escritora Thayna Giovana Barbosa Batista, moradora de Regente Feijó (SP)
Juliano Ribeiro
“Você parou para pensar que a verdade, embora dolorosa, tem um poder incrível de curar?”. Esse é o questionamento que a autora independente Thayna Giovana Barbosa Batista, de 25 anos, moradora de Regente Feijó (SP), indaga em seu mais novo livro “A verdade dói, mas cura” (Clube dos Autores). Na obra, a jovem reflete como funciona uma mente ansiosa que, frequentemente, “sofre por antecipação de fatos que sequer aconteceram”.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Através de suas experiências de vida, Thayna pontua ao g1 que o título do livro é sugestivo, uma vez que tem o objetivo de incentivar as pessoas buscarem sempre a verdade ao ter uma conversa sincera sobre ansiedade, solidariedade e o contágio do amor.
“Eu sou uma pessoa muito ansiosa e sempre tive dificuldade em lidar com isso. No entanto, ao compartilhar minha experiência, percebi que muitas pessoas, que jamais imaginaria, também enfrentam esse tipo de problema. Por isso, decidi registrar minha história com o objetivo de ajudar outras pessoas a lidar com essa situação. Quero deixar claro que não sou uma profissional da área, sou apenas uma pessoa ansiosa tentando ajudar outros na mesma condição”, afirma a assistente administrativa.
Em 205 páginas, a escritora retrata “histórias reais e inspiradoras que mostram a força dos pequenos gestos de bondade”.
“Através das minhas experiências e reflexões, quero te inspirar a valorizar os pequenos detalhes da vida e a entender que somos agentes de mudança. […] ‘A verdade dói, mas cura’ não é apenas uma leitura, é um convite para viver com mais propósito e significado”, conta Thayna na sinopse do livro.
Capa do livro “A verdade dói, mas cura”, de Thayna Giovana Barbosa Batista
Cedida
Ao g1, a jovem afirma que gosta de viver intensamente e, com a ansiedade, não seria diferente.
“Sou uma pessoa que sempre tenta fazer do limão uma limonada. Sempre tento enxergar o lado bom das coisas. Assim, tudo aquilo que acho interessante, eu agrego para mim e escrevo sobre com o propósito de ajudar ao próximo”, destaca a escritora.
Na obra, Thayna também cita autores e frases que a inspiram diariamente.
“Uma das que menciono várias vezes é ‘O amor é contagioso’ [1998], título do filme Patch Adams, um dos meus preferidos”, afirma.
“Os leitores encontrarão uma leitura leve, com várias referências e a autenticidade de palavras provenientes de alguém que também sofre de ansiedade”, destaca ao g1.
Escritora Thayna Giovana Barbosa Batista, moradora de Regente Feijó (SP)
Juliano Ribeiro
VEJA TAMBÉM:
Jovem escritora lança seu segundo livro para compartilhar experiências sobre a escoliose e detalhar como é ‘a vida com alguns parafusos a mais’
Experiências 🦋
Diagnosticada com escoliose quando tinha apenas três dias de vida, Thayna explica que decidiu transformar suas experiências diárias em livros.
“Eu nasci com escoliose, usei colete, fiz fisioterapia, coloquei pinos na coluna e enfrentei inúmeros desafios devido à minha deficiência física. Por isso, resolvi registrar minha história para ajudar outras pessoas que enfrentam a mesma situação”, pontua ao g1.
A jovem também completa que em seus dois primeiros livros, intitulados “Para Guardar do Lado Direito do Peito” e A Vida com Alguns Parafusos a Mais” (Editora Clube de Autores), são relatos de sua luta contra a escoliose, uma curvatura anormal dos ossos da coluna.
Além disso, ela narra desde o nascimento até a tão esperada cirurgia.
“Logo após a minha cirurgia de escoliose, que foi um sucesso, decidi registrar minha experiência para inspirar outras pessoas a buscarem o tratamento também”, afirma ao g1.
“O segundo livro é uma continuação do primeiro, onde, além de contar minha visão como paciente, convido minha mãe, meu médico e um fisioterapeuta para compartilharem suas perspectivas”, completa.
Já no terceiro livro, Thayna compartilha sua visão sobre ansiedade, “outro problema que enfrenta diariamente”.
“No terceiro livro, abordo o tema da saúde mental, também associada à deficiência, mas abrangendo outros aspectos da minha vida”, contextualiza.
Escritora Thayna Giovana Barbosa Batista, moradora de Regente Feijó (SP)
Juliano Ribeiro
Poder das palavras 📖
A autora define que escrever, além de lhe fazer bem, é uma maneira que encontrou para ajudar outras pessoas.
“A escrita é uma maneira de organizar os pensamentos em forma de arte. Considero uma opção muito válida para ajudar na saúde mental”, explica ao g1.
Além disso, Thayna avalia a criação do livro como “um processo que requer muita dedicação e paciência, mas o resultado final é, indescritivelmente, gratificante”.
Além disso, autora também pontua que os custos para lançar um livro são muito altos e o retorno por meio das plataformas digitais não cobre os gastos. Por isso, encara a vida de escritora como um propósito e um hobby.
“A parte mais gratificante é receber uma mensagem inesperada de um leitor, dizendo que encontrou minha história e se identificou. Não há dinheiro que pague tanta felicidade”, afirma a autora.
“Espero sinceramente encontrar leitores que se identifiquem com minhas vivências e poder ajudá-los”, completa.
Ao g1, Thayna afirma que espera continuar a escrever “pelo resto da vida”.
“Espero conseguir alcançar meu público-alvo com este livro, assim como fiz com os anteriores. Desejo que Deus me dê sabedoria suficiente para continuar com este projeto pelo resto da minha vida e lançar outras obras. E quem sabe até mesmo, lançar um livro voltado para o público infantil futuramente”, conclui ao g1.
Lançamento do livro será neste sábado (8), em Regente Feijó (SP)
Juliano Ribeiro
Lançamento 📚
O livro será lançado neste sábado (8), às 20h, em uma noite de autógrafos, no Teatro Ofelia de Godoi, localizado na Rua José Gomes, nº 558, na Vila Nova, em Regente Feijó.
Além disso, a obra estará disponível nos formatos físico e digital, no valor estimado de R$ 58.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias