8 de fevereiro de 2025

Rondonópolis (MT) decreta emergência após aumento de casos de dengue, zika e chikungunya


Decreto tem validade de 60 dias e permite adoção de algumas medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador das doenças. Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
Reprodução Banco de Dados
A Prefeitura de Rondonópolis a 219 km de Cuiabá, decretou situação de emergência após o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika. O decreto, publicado na terça-feira (4), tem validade de 60 dias e busca conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador das doenças.
O documento considerou o aumento expressivo no número de casos notificados de arboviroses e a alta demanda por atendimentos na rede pública de saúde. Algumas medidas para conter a situação foram adotadas. Veja abaixo:
Aquisição emergencial de insumos e materiais
Contratação de serviços essenciais
Contratação de pessoal por tempo determinado
Reorganização dos horários de atendimento nas unidades básicas de saúde
Reforço das equipes médicas e de enfermagem
Ampliação do estoque de insumos e medicamentos
Fiscalização e aplicação de sanções
Responsabilidade dos moradores
No documento, o município ressalta a importância da colaboração da população na prevenção e combate às arboviroses, com a limpeza das propriedades, evitando o acúmulo de lixo, entulho e materiais que não são mais utilizados e que possam favorecer a proliferação do mosquito.
Além disso, é preciso eliminar focos de água parada. Para isso, o morador precisa verificar e eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, calhas, caixas d’água e outros recipientes.
Sintomas dengue, chikungunya e zika
G1
Número de casos em MT
Até o dia 5 deste mês, o estado registrou 3.515 casos de dengue, conforme o Painel Arboviroses, atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Uma pessoa morreu, em Cuiabá, em decorrência da doença.
Ainda de acordo com o painel, outras seis mortes no estado estão sob investigação e há 7.110 casos prováveis.
O estado também registrou três mortes por chikungunya em Cuiabá, Jaciara e Dom Aquino, conforme o Ministério da Saúde. Além disso, há 169 casos prováveis de zika.

Mais Notícias