24 de setembro de 2024

PANCs: aprenda a receita de salada nutritiva com plantas alimentícias não convencionais

Produtos são comuns nos jardins domésticos, mas muita gente desconhece as possibilidades de uso desses alimentos na gastronomia. Aprenda a preparar uma salada de PANCs
As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são produtos fáceis de encontrar em qualquer jardim, mas muita gente desconhece as possibilidades que elas oferecem na gastronomia.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ora-pro-nobis, dente de leão, taioba, buganvílias, palma e tantas outras PANCs são comestíveis e ricas em nutrientes. A produtora rural Rose Ramalho descobriu os benefícios dessas plantas e não deixa mais faltar em sua propriedade.
“As PANCs você tem em casa, só que não conhece, não consome. Quando você passa a conhecer, passa a gostar. Por exemplo, você come jambo, mas não sabe que pode comer a flor do jambo. Você pode ornamentar uma salada com a flor do jambo e ela vai ser comestível”, explica Rose.
A produtora lembra, contudo, de um cuidado muito importante no cultivo das PANCs. “Não se usa agrotóxico. A gente é zero veneno aqui, é totalmente orgânico”, afirma.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Mas, e na prática, como transformar essas plantas em um prato saboroso? Quem ensina a receita de uma salada nutritiva com PANCs é a nutricionista Helena Menezes.
Ingredientes
Broto de palma picado
Cebola branca
Pimenta de cheiro
Ora-pro-nóbis
Folha de taioba
Cebolinha
Pétalas e folhas de buganvília
Sal temperado
Modo de Preparo
Salada com PANCs é rica em nutrientes
Reprodução/TV Gazeta
Unte uma frigideira antiaderente com azeite e leve ao fogo. Quando estiver quente, adicione o broto de palma picado e mexa até ele soltar toda a liga.
“O sabor do broto de palma lembra muito o quiabo, o maxixe, o chuchu, até o mamão verde, que é uma fruta, mas quando está verde é considerando uma PANC”, diz a nutricionista Helena.
Quando a palma tiver soltado a liga, acrescente a cebola e a pimenta de cheiro para refogar. Então junte ao refogado a folha de taioba cortada em tiras, a cebolinha e as folhas de ora-pro-nóbis.
Ainda com a frigideira no fogo, tempere a mistura com sal a gosto e mexa mais um pouco para que os ingredientes peguem o sabor do sal temperado. Pronto, agora é só empratar.
“O nosso prato vai ser finalizado com as flores e com o limão, que é rico em vitamina C, o que vai fazer com que todo o conteúdo de ferro, entre outras vitaminas, tenha a absorção potencializada pelo organismo”, indica a nutricionista.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Confira mais notícias da região no g1 AL

Mais Notícias