24 de setembro de 2024

Após críticas ao Itamaraty, ministro Mauro Vieira diz que Brasil condena qualquer ato de violência

Entidades judaicas e o embaixador de Israel no Brasil criticaram o comunicado divulgado sábado (13) à noite por não condenar o governo iraniano. Após críticas ao Itamaraty, ministro Mauro Vieira diz que Brasil condena qualquer ato de violência
Jornal Nacional/Reprodução
Depois de o embaixador de Israel e entidades israelenses criticarem a declaração do Itamaraty no sábado (13), o ministro das Relações Exteriores disse nesta segunda-feira (15) que o Brasil condena qualquer ato de violência.
Mauro Vieira recebeu a chanceler Argentina, Diana Mondino. Após o encontro, foi questionado sobre o assunto. O ministro se manifestou sobre a nota divulgada pelo Itamaraty no sábado (13) à noite. Entidades judaicas e o embaixador de Israel no Brasil criticaram o comunicado por não condenar o governo iraniano.
“A nota foi feita à noite, às 23h, quando todo o movimento começou, e nós manifestamos o temor de que o início da operação pudesse contaminar outros países. Mas isso foi feito à noite, em um momento em que não tínhamos clara a extensão ou alcance das medidas tomadas. E fizemos, como fazemos sempre, um apelo para contenção e entendimento entre as partes. Foi isso”, afirmou o ministro Mauro Vieira.
Mauro Vieira foi questionado se o governo brasileiro condena o ataque.
“O Brasil condena sempre qualquer ato de violência e o Brasil conclama sempre o entendimento entre as partes”, respondeu.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criou um grupo de trabalho para acompanhar a situação no Oriente Médio. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a região é responsável por mais de 30% da produção mundial de petróleo, e uma crise pode elevar os preços dos combustíveis.
“O Brasil, como todos os países do mundo, ele tem e sofre impactos quando há restrição de produção de petróleo ou de comercialização de petróleo. Que todos nós estejamos atentos para qualquer emergência mais vigorosa, a gente poder discutir com todos soluções para economia nacional”, disse Silveira.
LEIA TAMBÉM
Gabinete de Guerra de Israel defende responder ataque do Irã; dúvida é como e quando
Como ataque do Irã a Israel foi visto pelos iranianos
Após Lula ‘persona non grata’, Brasil atua como intermediário distante para conter Israel
‘Irmão’ do Domo de Ferro, Domo C fica instalado em navio de guerra de Israel e interceptou drone do Iêmen

Mais Notícias