24 de setembro de 2024

Chefe das Forças Armadas de Israel confirma que país vai responder a ataque iraniano

Com a ajuda dos Estados Unidos e de outros aliados, as Forças Armadas israelenses interceptaram quase todos os projéteis disparados pelo Irã. O chefe do Exército de Israel confirmou: o país vai dar uma resposta ao ataque do Irã, que disparou mais de 300 drones e mísseis no fim de semana. Quase todos foram interceptados.
O general do Exército visitou a Base Aérea de Nevatim, no sul de Israel, que foi atingida por um míssil iraniano e sofreu danos leves. As autoridades afirmaram que as instalações estão funcionando normalmente.
“Estamos olhando para frente, estamos avaliando os nossos passos, e este lançamento de tantos mísseis e drones contra Israel terá uma resposta”, disse o general Herzi Halevi.
General Herzi Halevi, chefe do Exército de Israel
JN
Ninguém morreu nos ataques de sábado (13) à noite. Uma menina de 7 anos ficou gravemente ferida.
Em uma outra declaração gravada, o chefe das Forças Armadas informou que as tropas continuam no nível mais alto de prontidão e que o Irã enfrentará consequências por suas ações.
Nesta segunda-feira (15), em Tel Aviv, algumas escolas reabriram depois de terem fechado por ordens do governo, que colocou restrições a aglomerações por causa do ataque.
O gabinete de guerra de Israel voltou a se reunir por muitas horas para discutir a resposta à ofensiva iraniana, mas, no fim, um anúncio não saiu. Um porta-voz disse que as autoridades estão estudando todas as opções possíveis.
O Canal 12 – uma emissora de televisão israelense – relatou que, na reunião, o gabinete decidiu que vai responder de maneira clara e com força, mas que a retaliação será calibrada para que não provoque um novo ataque iraniano nem desencadeie uma guerra mais ampla no Oriente Médio.
Na capital do Irã, Teerã, iranianos comemoram a operação do fim de semana
JN
Na capital do Irã, Teerã, iranianos comemoram a operação do fim de semana. O ministro das Relações Exteriores do país repetiu as ameaças que fez no domingo (14): disse que se Israel responder ao ataque de sábado (13), o Irã vai retaliar imediatamente e com mais força do que antes.
O porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari, disse que o país está em guerra em múltiplas frentes e alertou:
“As instruções para o público podem mudar nos próximos dias”.
Na Faixa de Gaza, houve novos confrontos entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Palestinos desalojados começaram a fazer o caminho de volta para casa no norte do território.
Nesta segunda-feira (15), as Forças Armadas israelenses atacaram alvos do Hezbollah no Líbano
JN
Também nesta segunda-feira (15), as Forças Armadas israelenses atacaram alvos do Hezbollah no Líbano. O grupo extremista participou da ofensiva iraniana de sábado (13).
LEIA TAMBÉM
Gabinete de Guerra de Israel defende responder ataque do Irã; dúvida é como e quando
Como ataque do Irã a Israel foi visto pelos iranianos
Após Lula ‘persona non grata’, Brasil atua como intermediário distante para conter Israel
‘Irmão’ do Domo de Ferro, Domo C fica instalado em navio de guerra de Israel e interceptou drone do Iêmen

Mais Notícias