24 de setembro de 2024

Presidente da OAB AP, Auriney Brito é eleito para o Conselho Nacional do Ministério Público

Votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (15) em Brasília. Brito deve ocupar o assento destinado à advocacia.  Brito deve ocupar o assento destinado à advocacia.
Redes sociais/Reprodução
O presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB-AP), Auriney Brito, foi eleito na tarde desta segunda-feira (15) em Brasília (DF) para ocupar o assento destinado à advocacia do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Nesta eleição eram duas vagas destinadas à OAB, no total 12 candidatos estavam concorrendo. Auriney ganhou junto à advogada Greice Stocker, do Rio Grande do Sul.
Agora o processo segue para sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Durante o processo, a comissão vai analisar as indicações e fará uma nova votação. Após isso, o plenário do Senado também analisa as indicações e faz uma nova votação.
O último passo é o encaminhamento dos nomes para a Presidência da República para a nomeação e publicação oficial.
Também do Amapá, a procuradora Ivana Cei já faz parte do conselho. Ela, com outros seis conselheiros, tomaram posse para o biênio 2024-2026. O CNMP é composto por 14 integrantes.
Procuradora de Justiça do AP, Ivana Cei toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público
Carreira de Auriney Brito 
Votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (15) em Brasília.
Redes Sociais/Reprodução
Auriney é amapaense e atua na área da advocacia desde 2005. Em relação à sua atuação frente à OAB Macapá, Brito foi reeleito por diversas vezes.
Atualmente, ele é Presidente da Comissão Especial de Energia da OAB Nacional, nomeado pelo Presidente José Alberto Simonetti.
Entre suas especialidades se destacam a de Direito Penal Econômico e europeu pela Universidade de Coimbra-Portugal; Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Gama Filho, no Rio de Janeiro; Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Paulista de Direito, de São Paulo. 
Além disso, Auriney é acadêmico titular da cadeira n° 20 da Academia Brasileira de Direito, e membro da Academia Cearense de Direito e Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Amapá.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias