14 de janeiro de 2025

Acidente nuclear em usina ucraniana está ‘perigosamente’ próximo, alerta agência

Usina de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril. Moscou e Kiev trocam acusações. Usina nuclear de Zaporizhzhia em Enerhodar, na Ucrânia, é a maior da Europa
REUTERS/Alexander Ermochenko
“Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear” na usina ucraniana de Zaporizhzhia, advertiu, nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A usina de Zaporizhzhia — situada no sul da Ucrânia e ocupada desde março de 2022 pela Rússia— sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril. Moscou e Kiev trocaram acusações sobre a autoria dos ataques.
Esses “ataques temerários”, os primeiros voltados diretamente contra a maior central elétrica da Europa desde novembro de 2022, “devem cessar imediatamente”, defendeu Grossi em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
“Embora, felizmente, não tenham causado um incidente radiológico desta vez, aumentaram enormemente o risco na central de Zaporizhzhia, onde a segurança nuclear já está comprometida”, acrescentou o diretor-geral.
Embora os seis reatores da central estejam agora em desligamento a frio, ele afirmou que os perigos potenciais de um acidente nuclear grave continuam sendo muito reais.
Desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, o conselho de governo da AIEA adotou quatro resoluções que condenam as ações da Rússia contra as instalações nucleares ucranianas.
A central de Zaporizhzhia fica na cidade de Enerhodar, às margens do rio Dnipro, e foi alvo de ataques e bombardeios nos dois últimos anos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias