11 de fevereiro de 2025

Filho de idoso mantido morto em apartamento alega ter ficado ‘abraçado’ ao cadáver junto com a mãe


Delegada Fernanda dos Santos Souza ouviu o relato do homem, que passou a ser investigado junto com a irmã. Idoso de 79 anos foi encontrado morto dentro do apartamento em Santos (SP). Situação da casa onde a mulher com Alzheimer e o filho conviviam com o idoso em Santos (SP)
Reprodução
Um dos filhos do idoso encontrado morto dentro do próprio apartamento em Santos, no litoral de São Paulo, disse à Polícia Civil ter ficado ‘abraçado’ ao corpo do pai junto com a mãe, diagnosticada com Alzheimer. A informação é da delegada Fernanda dos Santos Souza, que investiga o caso.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Eu pedi para levá-lo [filho da vítima] para a delegacia e aí ele foi ouvido. Perguntei para ele por que o pai estava lá ainda. Ele falou assim: ‘Porque a minha mãe estava abraçada nele e eu também'”, explicou a delegada.
A Polícia Civil investiga o filho do idoso, de 47 anos, e a irmã dele, que não teve a identidade divulgada. A corporação desconfia que o homem tenha algum distúrbio psiquiátrico ou seja dependente de drogas. No entanto, ele negou ambas as possibilidades.
“Não podíamos prendê-lo porque não dá para a gente dizer que a causa da morte do idoso tenha relação com eventual maus-tratos”, disse Fernanda.
A delegada acrescentou que aguarda o resultado do laudo necroscópico para saber se o idoso teve uma morte natural ou foi vítima de maus-tratos.
De acordo com a agente, a filha da vítima poderá responder por abandono material e maus-tratos dependendo da causa da morte do idoso. A delegada citou também uma suposta medida protetiva dela contra o irmão, mas reforçou que isto “não impede que dê todo suporte para os pais”.
Corpo no apartamento
Em relação ao fato do filho ter mantido o corpo do idoso no apartamento, a delegada vê a situação como negligência, mas não dolo [intencionalmente]. “Então basicamente seria [penalizado] o maus-tratos do idoso [se comprovado] e o abandono material”, declarou.
A idosa foi encaminhada a um abrigo e está sendo acompanhada pela Assistência Social. Já o filho, de acordo com a delegada, retornou ao apartamento. “O imóvel não tem condições de habitabilidade, então a gente vai agora pedir para o Ministério Público que seja feita uma limpeza”, concluiu.
O caso
Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Idoso da cidade foram até o apartamento da família, no bairro Embaré, para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e da Juventude e do Idoso do município.
De acordo com o BO, os agentes interfonaram no imóvel, mas não foram atendidos e precisaram acionar um chaveiro para entrar na residência. A ação ocorreu na última quinta-feira (6). No local, os policiais se depararam com a mãe, o filho e o corpo do idoso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o caso foi registrado como morte suspeita, encontro de cadáver e exposição ao perigo da integridade e saúde. As investigações continuam.
Baixada Santista possui delegacias especializadas em crimes contra idosos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias