Nero tinha um salão de beleza na Galeria do Ouvidor e foi personagem do documentário ‘Cidade das Maravilhas’ e do podcast ‘Gerais no g1’. Ele nasceu em São João Del Rei. Nero ‘incendiou’ as noites belo-horizontinas nos anos 1970
Fred Bottrel/TV Globo
O cabeleireiro Nero Luiz de Almeida, de 77 anos, ou apenas Nero, como gostava de ser chamado, morreu nesta segunda-feira (10) em Belo Horizonte.
Nero, que tinha um salão de beleza na Galeria do Ouvidor, no Centro da capital mineira, foi personagem do documentário “Cidade das Maravilhas” e do podcast “Gerais no g1” no ano passado.
Em 2007, recebeu na Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.
Segundo a administração da galeria, ele estava internado há cerca de um mês, mas, até a publicação desta reportagem, a causa da morte era desconhecida. Também não havia informações sobre velório e enterro.
Nero nasceu em 1946 na cidade de São João Del Rei, na Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
Transformista
Uma foto de 1972 mostra o cabeleireiro com uma peruca loira, vestido para a noite — como se apresentava como transformista, termo utilizado para o que hoje em dia se equivale à arte drag queen.
Também frequentava as boates gays nos anos 1970 e, com voz suave, deu detalhes no Gerais no g1 sobre a vida na cidade naquela época.
“A gente estava tão acostumado com aquela situação de repressão, que era o que a gente tinha. Eu tive que enfrentar a ditadura. Toda hora a polícia passava aqui na porta e eu era uma pessoa completamente diferente para os padrões de Belo Horizonte. A polícia sempre achava estranho, eu vestido de mulher (trabalhava de dia com uma batinha, para ornar com o personagem que estava criando e que fazia sucesso). E como os policiais me conheciam daqui (do salão) e sabia que eu trabalhava, sempre me liberavam das batidas de radiopatrulha, a gente tinha que andar com a carteira de trabalho”, relatou.
Nero (de vermelho) posa ao lado de Aniky Lima, outra figura histórica da memória queer de BH
Acervo/Lucas Ávila
Vídeos mais assistidos do g1 Minas