Há risco de deslizamentos de terra, segundo a Codesal. Previsão é de que os volumes pluviométricos continuem altos. Chuvas em Salvador passam o dobro do previsto para o mês de abril
Com as chuvas que atingem Salvador ao longo desta terça-feira (5), a Defesa Civil da cidade (Codesal) voltou ao nível de alerta instalado na semana passada. Isso porque há risco de deslizamentos de terra e previsão de que os volumes pluviométricos continuem altos.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Em 72 horas, choveu mais de 150 milímetros em todo o território soteropolitano. As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme foram mais uma vez acionadas nas comunidades de Bosque Real, no bairro Sete de Abril, e Creche e Moscou, no bairro Castelo Branco.
Salvador registra pontos de alagamentos por causa da forte chuva; veja previsão do tempo para a semana
Já nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram nos bairros:
Ondina, com 66,6 milímetros de água
Chapada do Rio Vermelho (58,8mm)
Federação (58,7mm)
De acordo com a Codesal, a atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico favorece a ocorrência de chuvas na capital baiana.
Motoristas enfrentam dificuldades para passar na Avenida Centenário
Reprodução/TV Bahia
Deslizamento de encostas, hospital inundado e casas de famílias ribeirinhas alagadas: forte chuva causa estragos no sul da Bahia
A previsão para quarta é de céu nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.
Temporal prolongado
Antes disso, entre os dias 7 e 8 de abril, a Defesa Civil já havia acionado 14 sirenes em áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.
Região do Canela tem pontos de alagamentos
Reprodução/TV Bahia
Na ocasião, os moradores dessas localidades foram conduzidos a unidades de acolhimento, onde permanecem abrigados até que a situação esteja fora de risco.
Entenda o que causa chuvas que atingem Salvador desde o fim de semana; previsão é de que tempo siga fechado
O temporal provocou estragos na cidade na última semana, com alagamentos em imóveis e desabamentos de estruturas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻