Menina de 12 anos foi picada na cama por animal que estava no meio das cobertas. Segundo os moradores, escorpiões vêm de terreno baldio no Itaim Paulista. Moradores do Itaim Paulista narram infestação de escorpiões na Zona Leste de SP
Um terreno baldio localizado na rua Vicente Reis, no bairro Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, tem tirado o sono de moradores que estão sofrendo com infestações de escorpiões. Três integrantes da mesma família já foram picados mais de uma vez.
Eles se somam às estatísticas da cidade. Em média, uma pessoa é picada por escorpião a cada 18 horas, segundo dados da Prefeitura de São Paulo. (Leia mais abaixo.)
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O local tem sido foco para o surgimento de outras pragas como ratos, baratas e até cobras, segundo relato de moradores.
Uma das vítimas é uma menina de 12 anos. Silvia Rogues da Silva contou ao g1 que a filha Kethillin foi picada ao acordar. “Ela se levantou e foi dobrar a coberta e sentiu uma forte dor no dedo e [avisou] que tinha visto um escorpião.”
Imediatamente, eles começaram a procurar o animal e o encontraram no próprio cobertor na menina.
Entulho em terreno baldio vira foco de criação de escorpiões e preocupa moradores na Zona Leste
Imagem Reprodução
Em seguida, eles a levaram ao Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, que é referência no atendimento desses casos na Zona Leste.
A adolescente passou por atendimento e tomou um antídoto contra o veneno do escorpião. Ela ficou em observação durante seis horas e passa bem.
Além de Kethillin, Silvia e o marido, Rodrigo, também foram picados cinco vezes cada um. O casal tem uma outra filha de seis anos, idade em que uma picada de escorpião seria mais grave.
Protocolo registrado por morador referente a infestação de escorpião no bairro Itaim Paulista
Arquivo pessoal
Segundo Silvia, apesar de relatarem as ocorrências, eles não foram procurados pelas autoridades, como a Subprefeitura do Itaim Paulista.
Alessandro Mota, que entrou em contato com a equipe do g1, informou que abriu dois protocolos referente à infestação, retirada de entulho e matagal. A prefeitura dá um prazo de 30 a 60 dias, mas nada foi feito até agora.
O que diz a Prefeitura de SP
Questionada pela reportagem, a gestão municipal afirmou que enviará uma equipe da vigilância em saúde (Covisa) para inspecionar o terreno baldio nos próximos dias e adotará as medidas que forem necessárias.
“Além disso, uma equipe da Subprefeitura Itaim Paulista também foi acionada para realizar o corte de mato e limpeza da Rua Vicente Reis”, disse em nota.
A prefeitura afirmou que a “limpeza na região é feita mensalmente e o corte de mato a cada três meses, ou quando houver necessidade durante o período de chuvas”.
“No ano de 2024, a Subprefeitura Itaim Paulista realizou o corte de 468.294 metros quadrados de mato e grama na região”, complementou a prefeitura.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já foram registrados 57 casos de acidentes envolvendo escorpiões neste ano — uma média de um episódio a cada 18 horas. Em todo o ano de 2024, foram notificados 424 casos — cerca de um a cada 20 horas.
Em caso de picada por escorpião, a pasta orienta a tomada de ações imediatas para auxiliar no tratamento adequado do ferimento:
Não aplicar nenhum tipo de produto, apenas higienizar o local da picada com água e sabão;
Procurar atendimento em uma das unidades especializadas do município, listadas neste link.