Luiz César de Ávila, de 59 anos, assumiu concurso na Prefeitura de Boa Vista em 2009, função que ocupada até ser preso. Polícia Civil informou que ele tinha quatro CPFs diferentes e dois RGs. Homem cometeu crime em 1995, mas em 2009 assumiu o concurso público em Boa Vista
Polícia Civil/Divulgação
O foragido da Justiça Luiz César de Ávila, de 59 anos, condenado pelo assassinato de Walter Luiz Orsini Fernandes no Paraná em 1995, foi preso em Boa Vista após 30 anos do crime. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Guaratuba (PR).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Desde à época do crime, Luiz estava foragido, informou a Polícia Civil. Neste período, ele fez quatro CPFs diferentes e duas carteiras de identidades, uma do Paraná, e outra do Amazonas, para onde ele fugiu após o homicídio. O g1 tenta localizar a defesa dele.
Além disso, em 2009, há 16 anos, o foragido assumiu um concurso público na Prefeitura de Boa Vista, local onde trabalhava até hoje como analista em administração.
Ele foi preso em ação conjunta entre a Delegacia Geral de Homicídios (DGH) e com as Polícias Civil do Amazonas e do Paraná, onde ele cometeu o crime. Segundo a polícia, como tinha vários documentos isso dificultou a localização dele.
Após o crime, o acusado fugiu para o Amazonas, onde obteve novos documentos, incluindo um CPF e um Registro de Identidade. Mais tarde, estabeleceu-se em Roraima, onde foi aprovado em um concurso público da Prefeitura de Boa Vista para o cargo de administrador, função que exercia até sua prisão.”
Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas “abriu uma sindicância para apurar o caso do servidor em questão, que foi admitido em 13/02/2009, portanto, em outra gestão, e tomará todas as providências cabíveis.”
Além de Luiz, um irmão dele também chegou a ser acusado pelo homicídio de Walter Fernandes, mas ele morreu ao longo do processo penal. Agora, a prisão dele deve ser comunicada à Justiça do Paraná.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.