25 de setembro de 2024

Defensor do PI tem celular recuperado em operação contra ‘Gangue do Turismo’ no Pará 2 anos após furto

Devolução coletiva teve mais de 700 aparelhos restituídos aos donos. Alguns dos celulares estavam com a “Gangue do Turismo”, incluindo o do defensor Juliano Leonel. Integrantes da gangue frequentavam festas para roubar celulares em vários lugares do país e foram presos revendendo os aparelhos no Pará. Defensor público do Piauí tem celular devolvido dois anos depois de furto após operação contra ‘Gangue do Turismo’ no Pará
Arquivo pessoal
Dois anos depois de ter sido furtado, em uma festa na Zona Leste de Teresina, o defensor público do estado do Piauí, Juliano Leonel, conseguiu seu aparelho de volta. A devolução foi feita pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) nesta quinta-feira (18). O aparelho do defensor foi recuperado no Pará, em março deste ano, em uma operação conjunta entre as polícias dos estados.
Além do celular dele, mais de 720 telefones celulares roubados e furtados foram devolvidos nesta quinta. O defensor foi furtado em um show de uma dupla sertaneja em março de 2022, na Zona Leste de Teresina, o defensor público descobriu que o aparelho estava no Pará.
“Quando cheguei ao show, três pessoas trombaram com força comigo, até me desequilibrei. No camarote, percebi que o celular tinha sumido do meu bolso. Voltei para casa, registrei o B.O. e conversei com amigos delegados, que monitoraram o celular e viram que ele tinha ido parar no Maranhão e, depois, no Pará”, contou o defensor ao g1.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Juliano comprou outro aparelho e praticamente perdeu as esperanças de recuperar o que havia sido furtado. Até que, dois anos depois, em março deste ano, as polícias do Piauí e do Pará deflagraram em Belém uma operação contra a “Gangue do Turismo”, uma quadrilha que viajava o Brasil atrás de festas populares para furtar celulares.
Antes da devolução, a SSP-PI convocou, na última segunda-feira (15), os proprietários dos celulares roubados e furtados, cujos nomes e códigos IMEI dos aparelhos estavam em uma lista divulgada pela secretaria.
É a terceira etapa do sistema de devolução de celulares implementado pelo governo do Piauí, que agora integra o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça.
Para recuperar os telefones, os donos precisam apresentar o documento de identificação, a caixa e a nota fiscal dos aparelhos, e o boletim de ocorrência que notificou o roubo ou furto, caso tenha ocorrido.
“Diversos celulares foram recuperados nesta operação, inclusive o meu. O sentimento é de felicidade, de gratidão, porque a gente verifica que os policiais se empenharam na investigação. Acredito que, se diminuirmos o número de receptações, os furtos e roubos também cairão. É uma forma de quebrar este ciclo”, comentou Juliano.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, explica que a pasta encaminha dois tipos de notificações: uma para proprietários de celulares roubados e outra para quem comprou aparelhos oriundos de furto ou roubo.
“Enviamos as intimações em massa para quem está em posse de celulares com restrição. Eles são convidados a entregarem os telefones para a secretaria e respondem pelo crime de receptação. Já as vítimas recebem mensagem por WhatsApp e são convocadas a virem pegar os aparelhos”, aponta o delegado.
Zanatta lembra que, sem o boletim de ocorrência, não é possível rastrear e recuperar os celulares roubados ou furtados. No B.O. deve constar o IMEI do aparelho, identificado pelos donos na caixa, na nota fiscal ou por meio do telefone #06#.
Lista de convocados
Secretaria de segurança fará devolução de mais 700 celulares em Teresina; veja lista de convocados
Divulgação /SSP-PI
A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas, divulgou o edital de convocação para restituição de 700 aparelhos celulares, oriundos de furtos e roubos no estado do Piauí.
Veja aqui a lista
A devolução será realizada na quinta-feira (18), a partir das 8h30, na sede da Secretaria, localizada na Rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão, Zona Leste de Teresina. A estratégia piauiense de devolução de celulares vai integrar o sistema ‘Celular Seguro’, do Ministério da Justiça.
“Além do edital de convocação publicado no site e nas redes sociais da segurança pública, iremos notificar via WhatsApp as pessoas que devem comparecer à sede da Secretaria de Segurança Pública nesta quinta-feira”, explicou o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta.
No entanto, as pessoas que não tiverem atualizado o seu número no boletim de ocorrência não vão receber essa notificação e devem estar atentas ao edital de convocação.
Ainda segundo o delegado, os donos dos aparelhos que receberam a intimação deverão comparecer à Secretaria de Segurança e apresentar o documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e o boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo, caso tenha ocorrido.
“Reforçamos a importância de que as vítimas de furto ou roubo de celular registrem o Boletim de Ocorrência (BO), através do site da Delegacia Virtual ou em qualquer outra delegacia, informando o número do IMEI do celular para caso sejam recuperados, posteriormente, os devidos proprietários sejam localizados”, finalizou Zanatta.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Sistema de devoluções é destaque nacional
O Fantástico de 24 de março mostrou como o estado encontrou a saída para rastrear e devolver aparelhos roubados. Com uma nova estratégia de investigação, a Polícia Civil e o setor de inteligência do órgão desenvolveram um programa de computador para analisar e agrupar as informações dos registros dos furtos e roubos.
Leia também: Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça
Conheça a nova estratégia que fez a polícia do Piauí recuperar mais de 5 mil celulares
Em uma parceria com o Judiciário, deixou de ser necessário abrir um procedimento para cada caso. Uma única investigação passou a incluir centenas, milhares de aparelhos, tornando mais fácil e ágil acompanhar o que acontece com os celulares depois que saem das mãos dos donos.
Com esse banco de dados enorme, que inclui o IMEI – número de registro de cada aparelho -, a polícia do Piauí consegue saber exatamente onde foi parar cada telefone, e com quem ele está. Isso é possível porque as operadoras de telefonia são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados.
Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça
Adelmo Paixão/g1
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Siga o canal do g1 PI no WhatsApp
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
o

Mais Notícias