25 de fevereiro de 2025

Vaticano diz que quadro clínico de Papa Francisco é complexo; entenda o que é a infecção que afeta o pontífice


O último boletim médico aponta que Francisco está em condição estável e sem febre. Apesar da saúde debilitada, ele mantém uma agenda intensa de compromissos. Papa Francisco: Vaticano diz que quadro clínico do pontífice é complexo
O Vaticano declarou nesta segunda-feira (17) que o estado de saúde do Papa Francisco é complexo. Os médicos decidiram mudar o tratamento.
Os primeiros sinais de uma infecção respiratória começaram há mais de uma semana. Francisco tem 88 anos. Na sexta-feira (14), os médicos decidiram interná-lo para tratar uma bronquite, que havia se tornado aguda.
Nesta segunda-feira (17), o Vaticano divulgou que os exames constataram que Francisco sofre de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e que, por isso, o tratamento teve que ser mudado.
“Todos os exames até o momento indicam um quadro complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz o comunicado.
Uma infecção polimicrobiana é causada por um ou mais microrganismos – podem ser bactérias, vírus ou fungos. O médico Jamal Suleiman explica que alguns grupos são mais sensíveis a esse tipo de infecção:
“Isto não é incomum em determinadas faixas etárias. Crianças, por exemplo, e idosos. E isso também pode acometer pessoas com comorbidades. Então, uma pessoa diabética, uma pessoa que tenha alteração da arquitetura pulmonar, quer seja secundária a infecções no passado”.
E que os exames são essenciais para indicar o tipo de tratamento:
“Antibióticos de largo espectro, por exemplo, ou de antivirais ou de antifúngicos. Então, depende do que a gente encontrar dentro de um painel que a gente aplica para identificar ou pelo menos tentar identificar quais são os agentes responsáveis por aquela condição naquele determinado momento nesta pessoa”, afirma o médico Jamal Suleiman.
Infecção polimicrobiana é causada por um ou mais microrganismos
Reprodução/TV Globo
O diretor de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni, disse que nesta segunda-feira (17) o Papa leu os jornais, tomou café da manhã e estava de bom humor. No domingo (16), pela primeira vez, Francisco não pôde fazer a oração do Angelus. Nas redes sociais, pediu desculpas e agradeceu as orações.
O Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma. Algumas pessoas têm entrado pelos portões para depositar flores, velas, pedindo pela saúde do pontífice. À noite, o Vaticano divulgou um novo comunicado. O último boletim médico aponta que Francisco está em condição estável e sem febre.
Francisco tem um histórico de doenças pulmonares. Aos 21 anos, retirou uma parte de um dos pulmões. Em 2023, enfrentou uma pneumonia e ficou três dias internado. O líder da Igreja Católica recorre desde 2002 a uma cadeira de rodas, devido a dores persistentes em um dos joelhos. E, nas poucas vezes em que fica de pé, precisa se apoiar em uma bengala. O Papa sofreu duas quedas recentemente, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.
Apesar da saúde debilitada, Francisco mantém uma agenda intensa de compromissos. Mas, com falta de ar, no último mês, o Papa precisou de ajuda para leitura das homilias em pelo menos três ocasiões.
Papa Francisco: Vaticano diz que quadro clínico do pontífice é complexo
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Papa Francisco está com infecção polimicrobiana e Vaticano diz que situação clínica é ‘complexa’
Papa Francisco internado: fiéis acendem velas e deixam flores na porta do hospital

Mais Notícias