24 de fevereiro de 2025

Em MG, Polícia Civil indicia médico suspeito de abusar sexualmente de 15 mulheres


O Ministério Público afirma que o número de vítimas pode ser maior. O mastologista Danilo Costa, de 46 anos, está preso preventivamente desde o início de fevereiro de 2025. Polícia de Minas Gerais indicia médico por estupro
Em Minas Gerais, a Polícia Civil indiciou um médico suspeito de abusar sexualmente de 15 mulheres.
O mastologista Danilo Costa, de 46 anos, está preso preventivamente desde o início de fevereiro de 2025. A investigação começou no mês anterior, quando uma paciente que tratava um câncer procurou a polícia e afirmou que o médico que a atendeu a teria estuprado. Depois desta denúncia, outras vítimas buscaram a polícia com relatos parecidos. É o caso de um paciente, que não quer ser identificada:
“Eu deitei para fazer o exame, ele começou a passar o aparelho de ultrassom e, em um determinado momento, ele passou o dedo sobre o meu mamilo. Eu assustei e pensei que poderia ter sido por um descuido, mas isso aconteceu por todo o exame”, conta.
A investigação aponta que os crimes foram cometidos contra pacientes e colegas de trabalho do médico. Ao todo, 15 mulheres procuraram a polícia para denunciar os abusos. O caso mais antigo é de 2015.
“Relatam ali alguns agarrões dentro do consultório, alguns toques inapropriados, algumas falas inapropriadas, às vezes tudo junto. Então, é uma violência ali dentro do consultório, sendo agarrada, beijada”, diz o delegado João Martins Teixeira.
“Ele pegava e tentava mesmo beijar. Tentava pegar, agarrar, beijar. Era uma coisa muito desconfortável. Era um assédio”, conta uma vítima.
O Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, afastou o mastologista do serviço e declarou que está colaborando com as investigações. O Ministério Público afirma que o número de vítimas pode ser maior.
“A cada dia aparecem novas vítimas. As mulheres estão se sentindo encorajadas a denunciar. É muito comum que vítimas de crimes sexuais sintam vergonha, sintam receio de não receberem crédito pelos seus relatos. Mas, nesse caso específico, nós temos um farto conjunto probatório demonstrando que esse médico realmente praticava esses crimes”, afirma a promotora de Justiça Marianna Michieletto.
A defesa de Danilo Costa declarou que o envio do inquérito para a Justiça vai dar oportunidade ao cliente dele de se defender.
Polícia de Minas Gerais indicia médico por estupro
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Polícia indicia médico mastologista por estupro de pelo menos 15 pacientes e colegas de hospital
Médico preso por estupro é suspeito de praticar crime há pelo menos 10 anos, diz MP

Mais Notícias