25 de setembro de 2024

Chuva em Ribeirão Preto: em 1 dia, volume supera em 40% o previsto para o mês e deixa estragos; veja locais afetados

Nível dos córregos se elevou e tomou conta de avenidas importantes na noite de quarta-feira (17). Trânsito segue com interdições ainda nesta quinta-feira (18). Moradores de Ribeirão Preto registram alagamentos e problemas causados pela chuva
Ribeirão Preto (SP) registrou entre o fim da tarde e a noite de quarta-feira (17) um volume de chuva 40% maior do que o previsto para todo o mês, o que resultou em alagamentos e estragos em diferentes pontos da cidade (veja mais abaixo a situação dos principais endereços afetados).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), foram 96,3 milímetros de precipitação, diante de 69 milímetros previstos para abril. Entre as 17h e 20h, já tinham sido registrados ao menos 59,9 milímetros.
Entre os endereços com maior volume acumulado registrado estão o Jardim Progresso, na zona oeste, a região central e a zona norte. Em toda a cidade, houve alagamentos de ruas e avenidas importantes, quedas de árvores e do muro de um condomínio. Também houve transtornos dentro de um shopping, na zona sul, com água entrando pelo teto.
Temporal causa vários pontos de alagamento em Ribeirão Preto, SP
Até o início da manhã desta quinta-feira (18), ainda havia ruas e calçadas tomadas pela lama e pontos de interdição, além de um monitoramento da Defesa Civil Municipal sobre eventuais áreas de risco. Equipes da Coordenadoria de Limpeza Urbana também iniciaram os trabalhos.
Não havia a confirmação de mortes, vítimas desabrigadas ou desalojadas até a última atualização desta notícia.
Alagamentos e estragos
A chuva desta quarta-feira causou alagamentos em diferentes regiões da cidade. Veja alguns pontos afetados:
Avenida Francisco Junqueira: o Córrego Retiro Saudoso transbordou, tomou o asfalto e surpreendeu motoristas que tentaram passar por trechos como no cruzamento com a Rua José Bonifácio;
Via Norte: os dois sentidos também ficaram alagados com a elevação do nível da água no córrego. Também houve alagamento no cruzamento com a Avenida Euclides Figueiredo;
Rotatória Amil Calil;
Avenida Jerônimo Gonçalves: alagamento no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Mariana Junqueira obrigou motoristas a recuar;
proximidades da Avenida Presidente Vargas: moradores informaram terem tido dificuldade de trafegar, devido ao alagamento de ruas próximas;
Avenida Luzitana;
Avenida dos Andradas;
Avenida Caramuru;
Avenida Álvaro de Lima;
Avenida Adelmo Perdizza: alagamento próximo ao Hospital Santa Tereza, além do acesso ao Anel Viário Sul.
Alagamento na Avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Além disso, houve estragos, como na Avenida Independência, com um buraco aberto no asfalto. No bairro João Rossi, o muro de um condomínio caiu durante a chuva. No bairro City Ribeirão, a chuva causou lentidão no trânsito para quem se deslocava próximo à Avenida Presidente Kennedy.
LEIA TAMBÉM
Em 3 horas, Ribeirão Preto registra quase a média de chuva para o mês de abril
Incêndio atinge usina de cana-de-açúcar em Sertãozinho, SP
Rotatória Amil Calil, alagada após chuva em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
No Bosque dos Juritis, o motorista não viu o buraco da obra durante a chuva e acabou caindo. No Ribeirão Shopping, visitantes registraram água caindo do teto.
No Aeroporto Leite Lopes, com a elevada umidade relativa do ar proporcionada pela chuva, houve neblina, e alguns voos do início da manhã desta quinta-feira tiveram que ser adiados.
Carro caiu em buraco durante chuva no Bosque dos Juritis, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Pontos de interdição
Segundo o último boletim da Prefeitura, alguns locais da cidade ainda seguem com interdição total ou parcial, com sinalização e desvios. São eles:
Via Norte: trecho do viaduto da Rua Capitão Salomão até a Rua Pernambuco;
Via Norte com a Avenida Euclides Figueiredo;
Acesso da Via Norte com a Rua São Francisco;
Via Norte: trecho entre a Rua São Francisco e o viaduto da Rua Capitão Salomão;
Embaixo do viaduto da Avenida Adelmo Perdiza;
Avenida Independência, na altura do número 678: interdição na faixa da direita a partir da Rua Prudente de Morais
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
n

Mais Notícias