15 de janeiro de 2025

No Dia Nacional do Livro Infantil, Pedro Bandeira destaca a leitura como formadora de cidadãos: ‘Literatura é que educa’

Neste 18 de abril, Dia Nacional da Literatura, o escritor Pedro Bandeira, morador de São Roque (SP), destaca a importância da leitura na formação de uma criança. Pedro Bandeira fala sobre importância de ler para uma criança
Quem não se recorda – dos acolhedores – clássicos da literatura infantojuvenil e seus personagens que marcaram gerações? A leitura tem um impacto extremamente importante para a formação de uma criança. E é isto que o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta-feira (18), reforça.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“A literatura infantil é, para mim e para aqueles que acreditam no futuro, a principal literatura para um país como o Brasil. Um grande educador francês diz que o verbo ‘ler’ é parente dos verbos ‘sonhar’ e ‘amar’, porque nenhum dos três comporta o imperativo. Eu não posso falar pra você ‘sonhe’, você sonha se você quiser. Não posso falar pra você ‘ame’, você ama se você quiser; para eu conquistar o teu amor eu preciso te seduzir, levar bombons e flores. Assim, também, é a literatura”.
Quem compartilha este pensamento é o renomado escritor de livros infantis Pedro Bandeira, autor de “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, “A Droga da Obediência” e “A Marca de uma Lágrima”, entre outras obras.
O escritor mora em São Roque, no interior de São Paulo, e destacou, em entrevista à TV TEM, a importância da literatura para a formação de uma criança.
“Professores e professoras da região e do Brasil inteiro: contem histórias para as crianças. Desde pequenininhos. Nós precisamos ser contadores de histórias nas creches, inclusive. Desde bebês. O bebê está ouvindo e, mesmo que não entenda, está armazenando as palavras. No momento em que ele disser ‘mamãe’, ele tem um monte de palavras dentro de si. Se tiver ouvido pouco a língua portuguesa, se ninguém lhe contou histórias, ele vai ter um universo vocabular bem menor e, logo, maior dificuldade na escola e enorme dificuldade na vida”.
Escritor Pedro Bandeira atualmente mora em São Roque (SP)
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Para Bandeira, ler para crianças, mesmo que ainda bebês, promove momentos especiais e inesquecíveis entre pais e filhos. “Seja seu neto, seu filho, seu sobrinho, seu afilhado, fale muito com elas. Deixe um livrinho colorido para a criança olhar [enquanto você lê]. Ela vai lembrar da tua voz. Aquelas cores na frente dela são uma ‘urna mágica’ de todo o amor que ela recebeu enquanto você contava uma história”.
O escritor ainda brinca que não existe data para presentear: “Não espere só o Natal! E compre livros adequados”. Para o bebê, por exemplo, ele sugere livros com muitas figuras, para que seja possível observar as suas reações.
“A literatura é que educa! O cinema é maravilhoso, mas educa pouco, porque você não pode imaginar como é o personagem, não pode imaginar como é o cenário. Agora, quando você lê, você imagina como aquele personagem é e, junto com o escritor, você inventa outras histórias. Esta é a chave da educação, porque tudo está escrito! Tudo: o enunciado do problema de matemática está escrito, o ponto de história está escrito, o ponto de geografia está escrito. Se a criança lê mal, ela irá mal em todas as matérias. Pense nisso”, finaliza.
Pedro Bandeira fala sobre importância de ler para uma criança
Redes Sociais/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias