Tema da folia na capital é ‘Carnaval do Recife. É gente’. Em Olinda, o mote da festa é ‘Todos juntos numa só alegria’. Confira como foi a criação da decoração do carnaval do Recife feita pela artista Andréa Tom, com fotografia de Chico Barros
As ruas do Recife e de Olinda já começaram a se vestir para o Carnaval 2025, com uma decoração baseada em olhares artísticos e afetivos. Com conceitos distintos, mas complementares, os artistas plásticos Andréa Tom e Raoni Assis foram os responsáveis por dar forma e cor às identidades visuais das festas.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Na capital, o tema da folia é “Carnaval do Recife. É gente”. A artista Andréa Tom foi convidada para criar a identidade visual da festa. Inspirada na diversidade e na liberdade, Andréa trouxe elementos que simbolizam a essência do folião recifense.
O processo de criação, segundo ela, começou com a escolha de personagens reais do carnaval, como mestres de maracatu, passistas, percussionistas e outras figuras. Elas foram fotografadas por Chico Barros, com quem Andréa Tom formou uma dobradinha de criatividade para dar forma às peças.
As fotos foram impressas e, depois, transformadas em arte através das colagens manuais da artista. Ela costuma fazer recortes com papéis coloridos que formam figuras e geometrias cheias de vitalidade.
“Eu pensei que gente é para ser livre. E os pássaros representam isso. Também usei o camarão borboleta, que era uma história que meu avô me contava, dizendo que as borboletas corriam para o mar e, lá, viravam camarões. E eu acreditei nisso até muito tarde. Isso simboliza a transformação e a liberdade do carnaval. Quem quiser ser borboleta, que seja. Quem quiser ser camarão, que seja também”, contou Andréa.
Além dos pássaros, a artista utilizou elementos como corações, flores e sóis, reforçando quatro ideias, todas relacionadas ao tema do carnaval:
Gente é para ser livre;
Gente é para brilhar;
Gente é para florescer;
Gente é para amar.
A artista contou, também, que um diferencial do trabalho foi, justamente, o fato de trabalhar com pessoas reais, que fazem o carnaval acontecer.
“Na minha arte e nas fotos de Chico Barros a gente quis reverenciar esses foliões. Fiz o trabalho todo com o maior cuidado, respeito e admiração por eles e pelo carnaval do Recife. É tudo baseado no amor que tenho pelo carnaval e no valor cultural incrível que essas pessoas têm”, contou.
Confira, abaixo, algumas das peças de Andréa Tom e Chico Barros para o carnaval do Recife:
Peças de Andréa Tom e Chico Barros para o carnaval do Recife
Olinda: tradição através de gerações
Em Olinda, o tema do Carnaval “Todos juntos numa só alegria” reflete a ideia de coletividade e tradição. O ilustrador Raoni Assis foi o escolhido para criar a identidade visual da cidade histórica. Nascido e criado na cidade, ele contou que buscou resgatar o amor do olindense pelo carnaval em família, algo que passa entre as gerações.
“Para mim, carnaval tem essa pegada de família, todo mundo junto, essa multidão; e tentei fazer com que não houvesse nenhum personagem sozinho. O primeiro desenho que fiz foi de um pai levantando o filho para ver um show, que deve ter sido como eu vivenciei meu primeiro carnaval, e como meu filho também viu o dele”, afirmou o artista.
Confira, abaixo, algumas das peças de Raoni Assis para o carnaval de Olinda:
Galerias Relacionadas
Outro elemento criado por Raoni foi a ilustração de uma mulher mais velha ao lado de uma jovem, mostrando como a cultura carnavalesca se perpetua entre gerações. Para essa imagem, Raoni usou uma foto de sua própria avó ao lado de sua prima.
“Foi uma coisa, para mim, meio íntima também. O carnaval se mantém porque a gente gosta, né? Porque a gente insiste, porque é uma festa popular. Uma das figuras que desenhei foi um farol num estandarte, porque meu avô era o faroleiro aqui de Olinda”, disse.
Assim como Andréa Tom, o processo de Raoni também é bastante manual. “Comecei o trabalho todo na mão, e depois redesenhei digitalmente, para que a galera [designers da prefeitura] pudesse usar nas peças. Foram 12 personagens”, declarou.
Design de Andréa Tom à esquerda e de Raoni Assis à direita
Chico Barros e Raoni Assis
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias