22 de fevereiro de 2025

Governador diz que ‘população sabe da qualidade’ na saúde após deputado acusar secretária de cobrar propina em Roraima


Cecília Lorezon ocupa o cargo no alto escalão do governo desde fevereiro de 2022. Neste período, ela chegou a ser afastada da função pela Justiça Federal por suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas. Antonio Denarium e a secretária de Saúde, Cecília Lorezon
Reprodução/Facebook
O governador Antonio Denarium (PP) disse, em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (20), que a população sabe da “qualidade dos serviços” na Saúde após a secretária titular da pasta, Cecília Lorezon, ser acusada de cobrar propina de empresários pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Na nota, intitulada “A verdade sobre a saúde”, o governo listou números que, na avaliação do estado, “evidenciam a melhoria da qualidade dos serviços e atendimentos da saúde”. A relação inclui a reinauguração da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, reformas no Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do estado, além dados sobre atendimentos.
Ao acusar Cecília de corrupção, Sampaio cobrou do governador que a exonere do cargo. O texto, no entanto, não cita qual a posição de Denarium sobre exonerar ou não Cecília. O g1 solicitou posicionamento sobre isso e aguarda resposta.
Denarium ainda defendeu que a “saúde não pode ser objeto de especulação política”. O governador foi acusado por Sampaio de saber que Cecília cobra propina de empresários que prestam serviços à saúde pública estadual.
“Com estes números acima, nota-se que todos os desafios são vencidos e a população sabe da qualidade dos serviços, que melhorou muito, do atendimento que é aprovado de qualquer época que o Estado vivenciou e as obras de infraestrutura estão sendo realizadas de acordo com os recursos que recebemos do Governo Federal, ou repasses de representantes do legislativo [estadual e federal]”, disse o governador.
Cecília Lorezon é titular da Saúde desde fevereiro de 2022, há três anos. No alto do escalão do governo, ela chegou a ser afastada pela Justiça Federal por suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas, mas depois voltou ao cargo de confiança por decreto do governador.
Em fevereiro de 2023, Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funcionava de forma provisória num espaço conhecido como “maternidade de lona”. À época, ela disse “pessoas se prestam a dar show” ao comentar o vídeo da grávida.
‘O governador Antonio Denarium sabe’
Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, pede exoneração de secretária de saúde
Jader Souza/Ale-RR/Divulgação
Sampaio apontou como irregularidades casos de médicos com salários atrasados, dificuldades no atendimento de pacientes e terceirizações suspeitas. Além disso, falou que atualmente há uma precariedade nos atendimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, ortopedia e hemodiálise.
“O governador Antonio Denarium sabe disso. Eu falei pessoalmente para ele antes de romper politicamente. Os senhores deputados já falaram isso para ele por mais de uma vez”, ressaltou Soldado Sampaio.
Ele pediu que o governador tome providências sobre a situação até o dia 25 de fevereiro. Caso contrário, afirmou que deve levar o caso à Polícia Federal e outras instâncias fiscalizadoras, como o Ministério Público de Roraima (MPRR) e o Tribunal de Contas de Roraima (TCERR).
“Se o governador não tem força suficiente para exonerar essa mulher, se tem algo que ela sabe dele ou ele dela, que os impede de agir, isso não é problema da sociedade roraimense”.
LEIA TAMBÉM:
Presidente da Ale-RR acusa secretária de Saúde de cobrar propina e diz que ‘governador sabe’
Operação Higeia: Casa da secretária de Saúde é alvo da PF em operação contra fraudes para cirurgias ortopédicas
Secretária de Saúde afastada pela Justiça por suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas volta ao cargo
A cobrança dele também teve apoio do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil), e do primeiro-vice-presidente, deputado Jorge Everton (União Brasil), que sugeriu um processo de impeachment contra a secretária.
Cecília Lorenzon é advogada. Ela já tinha sido nomeada para o mesmo cargo de secretária de saúde em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.
Em 2024, ela foi afastada da função pela Justiça por suspeita de envolvimento em fraudes para cirurgias ortopédicas no estado, mas voltou ao comando da pasta por decisão do governador Denarium.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias