22 de fevereiro de 2025

Prisão de vereador detido suspeito de violência doméstica em Alfenas é convertida de flagrante para preventiva


Justiça converteu prisão para preventiva na quinta-feira (20); Pedro Alencar Azevedo (União) foi levado para a delegacia após briga com namorada na terça-feira (18). A Justiça converteu de flagrante para preventiva a prisão do vereador de Alfenas (MG), Pedro Alencar Azevedo (União). Ele foi autuado pela Polícia Civil por crimes de lesão corporal qualificada, ameaça e injúria no contexto de violência doméstica, além de posse irregular de munição e porte ilegal de arma de fogo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a prisão foi convertida nesta quinta-feira (20). Após os procedimentos de polícia judiciária, ele foi encaminhado ao Presídio de Alfenas (MG). Segundo informações da Câmara Municipal, o vereador foi transferido na manhã desta quinta-feira (21) para Uberlândia. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ainda não confirmou a informação.
O vereador, conhecido como Pedrinho MinasAcontece, de 41 anos, foi detido por suspeita de violência doméstica na quarta-feira. Com ele, foram apreendidas nove buchas de maconha, quatro pinos com resquícios de cocaína, um revólver calibre .32 e 15 munições do mesmo calibre. A arma foi encontrada jogada em um terreno ao lado da casa onde teria ocorrido as agressões.
Namorada relatou agressões
A vítima, uma mulher de 22 anos, não quis gravar entrevista, mas disse à equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo que mantinha um relacionamento com o vereador há sete meses e há três moravam juntos.
Pedro Alencar Azevedo (UNIÃO), conhecido como Pedrinho MinasAcontece, foi eleito vereador de Alfenas, MG
Reprodução / Redes sociais
Ainda segundo a mulher, as agressões começaram recentemente. No dia 25 de janeiro, ela teria sido agredida e ameaçada e disse que procuraria a polícia. Na noite de terça-feira (18), por volta de 22h, uma nova briga começou e a mulher novamente disse que procuraria a polícia.
A namorada tentou gravar as agressões, mas ele a teria agredido com chutes. O vereador também teria jogado todas as roupas e objetos da jovem pela janela do sobrado onde moravam.
Ao chegar na delegacia, a mulher informou que havia uma arma na casa, que foi encontrada pela polícia jogada no quintal de um vizinho.
O advogado da vítima informou que solicitou medida protetiva para sua cliente a fim de resguardar sua integridade física. O inquérito que corre em segredo será enviado para a Justiça.
O que diz a defesa do vereador
Em contato com o g1, a defesa do vereador informou que irá impetrar Habeas Corpus em favor do indiciado, de modo a demonstrar aos Desembargadores a nulidade no Auto de Prisão em Flagrante, uma vez que foram cerceados em acompanhar as oitivas dos condutores e testemunhas da ocorrência. No mesmo sentido, reforçar que não estão presentes os requisitos à manutenção do cárcere.
A defesa disse ainda que Pedrinho é um homem trabalhador, de boa índole e não oferece qualquer risco à aplicação da Lei penal. No tocante à transferência de unidade, conforme a defesa, a decisão é tomada pela própria Instituição.
Câmara se reunirá para decidir as medidas a serem tomadas
Câmara Municipal de Alfenas
Câmara Municipal de Alfenas/Divulgação
De acordo com o procurador da Câmara Municipal de Alfenas, José Ricardo Leandro da Silva, a Câmara solicitou à polícia e à Justiça os documentos relacionados à denúncia sobre o vereador e aguardam resultado da audiência de custódia.
Em nota divulgada na quarta-feira (19), a Câmara informou que caso sejam comprovadas irregularidades, as medidas cabíveis serão tomadas conforme o regimento interno e a legislação vigente.
Conforme a Polícia Civil, o suspeito foi conduzido e ouvido por meio da 2ª Central Estadual do Plantão Digital. Ele teve a prisão ratificada por lesão corporal qualificada, ameaça e injúria no contexto de violência doméstica. O vereador também foi autuado por posse irregular de munição e porte ilegal de arma de fogo.
As investigações seguem em andamento e outras informações serão repassadas ao término da investigação.
Veja a nota da Câmara Municipal de Alfenas na íntegra:
“A Câmara Municipal de Alfenas vem a público esclarecer os recentes acontecimentos envolvendo o Vereador Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho MinasAcontece), que foi detido sob suspeita de violência doméstica, além da apreensão de drogas e munições em sua posse.
Ressaltamos que a Câmara Municipal de Alfenas repudia qualquer tipo de violência ou conduta que vá contra a legislação e os princípios éticos que regem a função pública. Diante dos fatos, informamos que já foi enviado Ofício às Polícias Civil e Militar, para apuração dos fatos. Caso sejam comprovadas irregularidades, as medidas cabíveis dentro do âmbito legislativo serão tomadas conforme o Regimento Interno e a legislação vigente.
A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a ética e com a defesa dos direitos da população, reafirmando que atos individuais não representam a conduta desta instituição, que continuará trabalhando com seriedade e responsabilidade em prol do município”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias